ImóvelTimes

QuintoAndar ganha na Justiça após acusar Loft de concorrência desleal

20 abr 2022, 11:24 - atualizado em 20 abr 2022, 11:24
QuintoAndar
Loft e QuintoAndar são as duas maiores startups do mercado de compra, venda e aluguel de imóveis no Brasil (Imagem: Reprodução/QuintoAndar)

O TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) decidiu na terça-feira (19), que a Loft Brasil, empresa de compra e venda de imóveis, está usando fotos de anúncios do seu concorrente, o QuintoAndar, sem autorização.

A ação foi movida no fim de março pelo QuintoAndar, que acusou a Loft de violação de direitos autorais e de usar de meio fraudulento para tentar desviar seus clientes, o que poderia configurar concorrência desleal, segundo divulgado pelo Uol.

O QuintoAndar alega que a concorrente usa fotos de seus imóveis, retirando, em alguns casos, a marca d’água para uso publicitário. Além disso, ela argumenta que a rival nos negócios se diz parceira da Casa Mineira, maior imobiliária de Minas Gerais, que foi adquirida pela QuintoAndar em 2021, segundo o Estadão.

Na decisão em primeira instância e provisória, a Justiça determinou que a Loft deixe de usar as fotos e de divulgar parcerias ou qualquer outro vínculo com o concorrente ou com a Casa Mineira. A Loft, cabe recurso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Duelo de gigantes: QuintoAndar e Loft

Concorrentes de força, a Loft e o QuintoAndar são as principais startups do mercado de compra, venda e aluguel de imóveis no Brasil.

Em 2021, o QuintoAndar iniciou um movimento de expansão pela América Latina e adquiriu seis novas startups do setor imobiliário.

No começo deste ano, a startup investiu em marketing ao aparecer como um dos principais patrocinadores do Big Brother Brasil 22.

Já, a Loft tem feito investimentos em sua plataforma com uma estratégia voltada para marketplace, oferecendo esse seu canal para imobiliárias tradicionais.

A empresa também está apostando em aquisições. Segundo o Estadão, ela adquiriu o portal de listagem de imóveis 123i e, em março, comprou a Vista, especializada em software de gestão para imobiliárias. A Loft foi avaliada, em 2021, em US$ 2,9 bilhões.

Procuradas pelo Money Times, o QuintoAndar falou que não ira comentar sobre o tema e a Loft enviou uma nota oficial:

“A Loft esclarece que tem como política não usar imagens de outros portais e imobiliárias sem autorização. Ao contrário, a Loft conta com processos internos que, em linha com os termos e condições de uso de seu site, buscam evitar qualquer uso indevido de fotografias de propriedade de outros portais e imobiliárias, isso para garantir a qualidade das fotos e informações que apresenta. Além disso, em linha com o Marco Civil da Internet, a Loft não é responsável por atos dos anunciantes no uso da plataforma (sejam corretores ou proprietários de imóveis).

A Loft rechaça qualquer acusação de suposta menção indevida a parcerias com terceiros. Em especial, a Loft nunca se utilizou institucionalmente do nome ou fez qualquer menção a ter relacionamento de parceria com a imobiliária mencionada na Ação movida pelo QuintoAndar.

A Loft apresentou esclarecimentos preliminares no processo, deixando claro que não houve prática de ilícitos alegados pelo QuintoAndar. A empresa ainda não foi intimada da decisão judicial e avaliará a possibilidade de recorrer”.

Receba as principais notícias de Carreira!
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Carreira do Money Times e receba, todo domingo, uma seleção das melhores matérias da semana para você conquistar o sucesso profissional, melhorando suas competências, antecipando-se às tendências de mercado e monitorando as áreas mais promissoras. Clique aqui para se cadastrar.