Queridinho do mercado financeiro? Avaliação de Haddad sobe e atinge 50%
A moral do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o mercado financeiro está melhorando. A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) mostra que a aprovação pelo mercado subiu em 7 pontos percentuais, chegando a 50%.
O mercado também vê Haddad mais forte que no início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2023, apesar de acreditar que a política econômica está seguindo o caminho errado.
- Receba matérias especiais do Money Times + recomendações de investimentos diretamente em seu WhatsApp. É só clicar aqui e entrar na In$ights, comunidade gratuita.
A pesquisa mostrou percepção quase estável do mercado financeiro de que a política econômica do país está seguindo na direção errada, com 71% dos entrevistados afirmando essa perspectiva, contra 73% em novembro de 2023. Já os que enxergam a política econômica brasileira na direção certa representaram 29%, contra 27% no ano anterior.
Sobre a qualidade do trabalho do ministro da Fazenda, a avaliação positiva ou regular cresceu para 50% e 38%, respectivamente, contra 43% e 33%. Já a avaliação negativa caiu pela metade, para 12%.
Governo Lula 3
Em relação ao terceiro mandato de Lula, a avaliação do mercado financeiro piorou, com a avaliação negativa chegando a 60%. A avaliação do governo como regular está em 30%, ante 39% da última pesquisa, e os que veem como positivo formam apenas 6%, de 9%.
Conforme a pesquisa, 50% dos entrevistados apontaram a intervenção do governo na economia como um dos maiores riscos, seguida pelo não cumprimento da meta fiscal, com 23%, e a perda de popularidade do presidente, com 19%.