Positivo tem forte alta após parceria com grupo chinês e CEO fala em ‘repetir história de sucesso’
A Positivo Tecnologia (POSI3) anunciou nesta segunda-feira (25) uma parceria com o grupo chinês Transsion para firmar o posicionamento da companhia no mercado de celulares, já anunciando a fabricação 100% nacional do smartphone “Infinix NOTE10 Pro”.
A parceria agradou de imediato os investidores: os papéis da companhia subiram 5,29%, a R$ 9,75, acumulando um avanço de mais de 90% desde o início do ano.
“Nós completamos nossa linha de computadores com a Compaq, que fez um sucesso muito grande, e queríamos repetir em smartphones essa história”, disse o presidente da empresa, Hélio Rotenberg, em coletiva à imprensa. “Precisávamos de um parceiro para ir para um outro segmento”.
A Positivo é dona no Brasil dos direitos sobre a japonesa Vaio (desde 2015) e Compaq, da HP Inc (desde abril deste ano). “A gente tem uma história de muito sucesso com parcerias”, comentou Rotenberg.
A Transsion é uma fabricante de telefones celulares que detém com marca Infinix 12,37% do mercado global de smartphones e cresceu muito nos últimos dois anos — principalmente, na Índia e na Rússia —, segundo a Positivo.
Consolidação
Com a parceria anunciada, a Positivo busca se consolidar no mercado de smartphones, disse Norberto Maraschin, vice-presidente do segmento de consumo da companhia.
“Nós buscamos desde 2014 uma parceria que nos permitisse escala global — que traz competitividade de preço e segurança de supply chain — que conseguisse junto conosco prestar assistência técnica em todo o Brasil e que quisesse investir, em longo prazo, em território nacional”.
O executivo explicou que a parceria firma uma fabricação 100% nacional dos produtos. A companhia conta com um time de 50 engenheiros no Brasil para produzir os produtos.
Já Rotenberg comentou que a empresa quer mudar a dinâmica do “bilionário mercado de smartphones no Brasil”. “Nós queremos ser um player muito importante na faixa intermediária de smartphones, que é a faixa que mais vende no Brasil”, disse.
Do lado da Transsion, o executivo Benjamin Jiang afirmou que “o Brasil é um mercado chave na América Latina e por isso nossa operação no continente começa por ele”. “Estamos comprometidos a fazer com que nossa visão e produtos tragam valor para os usuários brasileiros”.
O smartphone
O “Infinix NOTE10 Pro”, modelo lançado no momento de anúncio da parceria, já está disponível para compra a partir de R$ 1,5 mil e conta com 2 anos de garantia — exclusividade no mercado, de acordo com a Positivo.
O aparelho está à venda nos sites das lojas do grupo Via e deve chegar nesta semana nas lojas físicas das Casas Bahia.
Segundo com os executivos da companhia, o novo smartphone concorre com os modelos “Note 10 Pro”, da Xiaomi, e a linha do novo “Motorola Edge”, além de ser melhor que o “Samsung A72”.