Quer ter um banco digital na carteira? Banco Pan tem bom ponto de entrada, diz Itaú BBA
O Banco Pan (BPAN4) é a ação ideal para ter na carteira caso o foco seja lucrar com um banco digital, pois o papel está em um bom ponto de entrada, disse o Itaú BBA em relatório enviado aos clientes e obtido pelo Money Times nesta sexta-feira (20).
Para Pedro Leduc e Mateus Raffaelli, a instituição financeira foi muito penalizada com a queda recente da Bolsa. “Consideramos as perdas infundadas e, mais do que isso: vemos um ponto de entrada atrativo para uma forte história de longo prazo”, disseram os analistas ao assinar o relatório do Itaú.
Os especialistas do setor financeiro também comentaram que o Pan começou a monetizar sua base de crédito, algo que não é feito pelos bancos digitais.
Segundo Leduc e Raffaelli, o crédito é a maior bacia de valor para se extrair, mas para ter lucro com o segmento, as instituições financeiras precisam de expertise e baixo custo de captação, para eles o Banco Pan tem ambos.
“A empresa já oferece crédito para a população em massa há décadas. Seu controle agora com BTG vem reduzindo substancialmente seu custo de captação”, disseram os analistas.
Não obstante, o Itaú BBA afirmou que a alta dos juros e as incertezas políticas e macroeconômicas elevam o custo do capital, o que dificulta a vida dos bancos digitais.
Mas, o Banco Pan não precisa se preocupar com isso, de acordo com Leduc e Raffaelli, a empresa já tem forte lucro (cerca de R$ 1 bilhão por ano), sendo assim, a companhia não tem necessidade de pedir dinheiro emprestado.
Por fim, os especialistas completaram a análise elogiando a expansão no número de clientes. “O Banco Pan vem expandindo constantemente o número de usuários mensais e diários no banco digital, indicando que seu produto (ainda bem simples) funciona para seu público-alvo”, concluíram.
Por isso, o Itaú BBA classificou a ação como Outperform (desempenho acima da média do mercado) com preço-alvo de R$ 27 ao fim de 2021.