Quer ser operador na bolsa? B3 lança programa para não residentes
Já pensou em trabalhar no mercado financeiro brasileiro? A B3 abre uma oportunidade para os estrangeiros.
Em comunicado divulgado nesta terça-feira (24), a B3 informou que irá renovar o programa de incentivo para novos operadores não residentes. O ciclo de 2023 é válido até o fim deste ano.
Segundo a B3, o programa tem como objetivo incentivar operadores associados a empresas sediadas no exterior, que não possuam experiência nos mercados domésticos. Ou seja, é um programa voltado a empresas participantes do mercado no exterior e que desejam atuar no Brasil.
Não é, portanto, um programa de carreira no exterior. Indagado sobre a possibilidade de a iniciativa da bolsa brasileira fomentar o concorrência no mercado de trabalho, um operador sênior de renda variável de uma tradicional corretora nacional disse: “não vão ser concorrentes, vão ser parceiros”.
A regra é clara
Os participantes devem estar cadastrados e atuarem junto a firmas que operam exclusivamente com recursos próprios, de acordo com a legislação e a regulamentação brasileira em vigor, relativas a investidores não residentes.
Para tanto, serão concedidas isenções de taxas e emolumentos em operações com contratos listados (derivativos e ações à vista) por meio de franquias de pontos aos operadores.
Além disso, existem algumas regras de elegibilidade, bem como os produtos elegíveis. Os prazos, as condições de apuração e a política de tarifação também constam no regulamento do programa.