Últimas Notícias Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Criptomoedas Empresas
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Quer saber quais ações investir em 2019? Elite responde

Valter Outeiro da Silveira - 26/12/2018 - 16:41

A Elite Investimentos divulgou relatório a seus clientes sobre perspectivas para o próximo ano, listando quais são suas ações preferidas dentro de três grandes grupos (estatais, gás e energia e economia doméstica) e mostrando o racional por trás das escolhas.

Inicialmente, a equipe de analistas faz um balanço de fatos importantes ocorridos, como a prisão do ex-presidente Lula e a greve dos caminhoneiros, além da eleição em outubro de Jair Bolsonaro, oitavo presidente do Brasil
“As maiores chances de governabilidade animaram os investidores, que por muitos pregões, praticamente ignoraram as fortes correções dos mercados internacionais”, dispararam os analistas.

Cautela no primeiro trimestre, melhora no segundo

Para 2019, a Elite Investimentos acredita que, pelo menos no primeiro trimestre, é provável que os investidores ajam com devida cautela, a espera das articulações políticas por vir. Por enquanto, as indicações de Roberto Castello Branco para presidir a Petrobras (PETR4) e de Rubem Novaes para ser presidente do Banco do Brasil (BBAS3) foram bem vistas pelo mercado, ambos provenientes da escola de Chicago.

A partir do segundo trimestre de 2019, quando o cenário for mais positivo, os analistas acreditam que três grandes grupos liderarão a alta do Ibovespa: estatais, gás e energia e setores ligados a economia doméstica.

Em relação ao primeiro grupo, a instituição ressalta a expectativa de menor interferência política, “o que deve alavancar as cotações”, mesmo caso as privatizações demorem mais para ocorrer. As preferidas neste grupo são as ações da Copel (CPLE6), da Copasa (CSMG3), da BR Distribuidora (BRDT3) e da Petrobras (PETR4).

Já o setor de gás e energia é visto com perspectiva positiva pela diversificação das fontes energéticas e pelo sucesso dos leilões, “conferindo competitividade sadia ao segmento”. Neste setor, as favoritas são as ações da Taesa (TAEE11), da AES Tietê (TIET11), da Engie Brasil (EGIE3), da Alupar (ALUP11) e da Comgás (CGAS5).

Maior crescimento em vista

Os analistas destacam a expectativa de maior crescimento da economia, com alta no acesso ao crédito pelos consumidores e decorrente melhora nos segmentos financeiros, de construção civil e automobilístico. “Em um segundo momento, o efeito multiplicador contagia o consumo, do qual deverão se beneficiar as varejistas (principalmente comércio eletrônico) e os shoppings”, conclui a Elite Investimentos.

Neste grupo, de ações ligadas a economia doméstica, destaque para os papeis de Itaú (ITUB4), BB Seguridade (BBSE3), MRV (MRVE3), Tenda (TEND3), Eztec (EZTC3), JHSF (JHSF3), Tupy (TUPY3), Schulz (SHUL4), Movida (MOVI3), Sonae Sierra (SSBR3) e Magazine Luiza (MGLU3).

Por fim, as preferidas dentre ações ligadas ao setor externo são Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN4), Braskem (BRKM5) e Embraer (EMBR3).

Receba dicas EXCLUSIVAS de investimento em seu e-mail – Não é propaganda