Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Quer saber pra onde vai a Selic e o PIB? BofA Merrill Lynch traça cenários

Valter Outeiro da Silveira - 20/05/2019 - 9:12
Banco reduz projeções para PIB e projeta Selic na casa de 5,5% no final do ano

“Crescimento permanece fraco e a inflação benigna, sugerindo que impulsos na política monetária estão mais fracos do que o previsto, o que deverá tarzer o juro para baixo”.

A afirmação permeia relatório do Bank of America Merrill Lynch para o Brasil, projetando Selic a 5,5% no final do ano – 100 pontos-base abaixo da projeção anterior, mantendo-se neste nível em 2020. A estimativa anterior era de projeção de 7,25% ao ano.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Os analistas destacam que este é o cenário-base mesmo com a aprovação da reforma da Previdência, com a expectativa de aumento no consumo das famílias e recuperação da confiança pelos consumidores e pelos empresários.

Continua depois da publicidade

Fatores estruturais

“Cerca de um terço da revisão para baixo do PIB foi provocada por fatores estruturais que continuarão a pesar contra em uma parte relevante do crescimento no curto prazo, antes das reformas estruturais elevarem o PIB potencial”, avalia a instituição norte-americana.

A equipe de pesquisa do Bank of America Merrill Lynch espera cortes na Selic no segundo semestre, com a aprovação da reforma da Previdência pela Câmara. “Algumas projeções pela regra de Taylor sugerem Selic a 5,25% no horizonte de dois anos”, conclui o banco.

Por último, a instituição destaca o corte nas projeções do PIB de 2019 e de 2020. Para este ano, a estimativa foi cortada de 2,4% para 1,2%. Vale destacar que, no começo do ano, a instituição trabalhava com estimativas próximas a 3,5% para a expansão do nível de produto. Para 2020, o recuo foi menor, de 3% para 2%, devido ao “menor carregamento”.

Leia mais sobre: Bank of America, Economia, Selic
Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você