BusinessTimes

Quer renda passiva na Bolsa?

25 fev 2020, 9:26 - atualizado em 25 fev 2020, 8:53
Ibovespa Mercados
sempre que sua ação for alugada, confira se a taxa está próxima da média para aquele papel naquele dia – a B3 divulga essas médias (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Já repetimos mil vezes aqui que comprar ações que pagam bons dividendos não é um bom jeito de ter renda passiva na Bolsa. A empresa paga o dividendo, mas o preço da ação cai.

Pra quem quer ter renda passiva na Bolsa de verdade, o jeito é outro. Comprar uma carteira bem diversificada de ações e alugá-las. A taxa de aluguel de uma ação no Brasil gira ao redor de 1% ao ano. Se a ação estiver muito demandada por short-sellers, que são os investidores que vão alugar a ação de você, essa taxa pode ser bem maior.

Só que cuidado – mais uma vez – com as corretoras. Se você não ficar esperto, elas vão alugar suas ações para os short-sellers por taxas abaixo das de mercado e, potencialmente, ficar com o spread. Como você faz para ficar esperto? Simples: sempre que sua ação for alugada, confira se a taxa está próxima da média para aquele papel naquele dia – a B3 divulga essas médias. Se não estiver, ligue na corretora reclamando! De nada.