Imposto de Renda

Quer pagar menos Imposto de Renda? Nova dedução é aprovada no Senado; entenda

25 maio 2023, 13:47 - atualizado em 25 maio 2023, 13:47
Imposto de Renda
Até 6% do Imposto de Renda a ser pago poderá ser destinado às doações (Imagem: Pixabay)

Os atrasados que ainda não declararam o Imposto de Renda têm até a próxima quarta-feira (31) para fazer acertar as contas com o Leão. Mas, a partir do ano que vem, os contribuintes podem encontrar algumas maneiras de pagar menos impostos.

Na última terça-feira (23), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, aprovou o projeto que permite às pessoas físicas de deduzirem do IR doações dedicadas a projetos de pesquisa científica e tecnológica.

Conforme o Senado, o texto que segue para o Plenário muda os parâmetros de isenção. Segundo o projeto de lei, até 6% do Imposto de Renda a ser pago poderá ser destinado às doações.

A legislação brasileira já permite que pessoas físicas destinem até 6% de seu imposto de renda a entidades e projetos culturais e sociais. Além de se estender também para os fundos nacional, estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente e dos idosos.

Vale destacar que, quando o contribuinte opta por doar no momento em que realiza a declaração, esse percentual é de até 3%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imposto de Renda: Como doar?

Diego Figueiredo, COO da Grana Capital, diz que a opção de doação está disponível para os contribuintes que declaram pelo modelo completo.

O passo a passo consiste em ir até o programa IRPF23, no menu de Fichas da Declaração, clique em “Doações diretamente na declaração”. Na nova aba, é preciso escolher o fundo: “criança e adolescente” ou “pessoa idosa”. Clique em “novo”. Escolha o tipo de fundo entre “municipal”, “estadual” ou “nacional”.

O programa irá gerar o CNPJ automaticamente e calcular o valor disponível. Insira o valor que quiser doar respeitando o limite. Ao fim da declaração, é preciso imprimir o Darf para pagar pelas doações. A opção está disponível no menu principal, em “Imprimir”. Se houve doação para mais de um fundo, será necessário imprimir um DARF para cada um.

Ana Letícia, advogada do SA LAW, explica que é possível fazer a doação pela aba “Doações Diretamente na Declaração”. A opção se refere às doações destinadas ao fundo da criança e do adolescente e ao fundo da pessoa idosa. O pagamento deve ser efetuado até o último dia para entrega da declaração.

*Com informações da Agência Senado

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.