BusinessTimes

Quer lucrar com commodities? Hora de apostar nas small caps. Veja o que comprar em março

04 mar 2022, 18:04 - atualizado em 04 mar 2022, 18:04
Para os analistas, considerando a composição da bolsa brasileira, com forte peso de empresas ligadas à commodites, bem como de empresas value, o cenário para março traz uma certa neutralidade no viés (Imagens: REUTERS/Dado Ruvic)

O mundo se vê novamente em guerra. A invasão da Ucrânia pela Rússia colocou uma série de incertezas em relação às economias mundiais. A disparada das commodities, como petróleo e alimentos, já se faz sentir nos bolsos dos brasileiros. 

Diante do cenário desafiador, o momento pede mudanças nas carteiras de ações para se ajustar aos possíveis impactos. E, agora, os analistas indicam aumentar a aposta em commodities. E isso até mesmo entre as small caps

Em levantamento realizado pelo Money Times, que consultou 12 carteiras dos principais bancos e corretoras, 10 ações empataram entres as mais indicadas. Desses, cinco são commodities. 

No total, 65 ativos foram recomendados pelo menos uma vez, entre units, ações preferenciais e ordinárias. Esse conjunto de papéis somou 102 indicações.

De acordo com a Ágora Investimentos, estamos em um ano com ênfase no controle da inflação e no desmonte dos estímulos criados durante a pandemia.

“Tudo isso para dizer que a inflação está aí e obriga os bancos centrais mudarem o rumo das políticas econômicas”, completa.

O BB Investimentos é uma das corretoras que alteraram sua carteira para se ajustar às consequências da guerra. 

“A cadeia de suprimentos pode voltar a sofrer interrupções, em um momento em que os gargalos herdados da pandemia ainda seguem sendo superados”, lembra.

Para os analistas, considerando a composição da bolsa brasileira, com forte peso de empresas ligadas à commodities, bem como de empresas de valor, o cenário para março traz uma certa neutralidade no viés.

Pelos cálculos do BB, o índice Small Cap poderá ter uma reversão altista, mas terá que suplantar uma LTB (linha de tendência de baixa) longa e a resistência em torno de 2.470 pontos.

“O risco que prossegue trazendo temores para os agentes advém da questão do conflito envolvendo Ucrânia e Rússia e seus desdobramentos, que, domesticamente, impactaram mais as ações de menor liquidez em fevereiro”, completa.

O que comprar?

Dez papéis ficaram entre os mais indicados, cada uma recebendo três indicações.

Veja:

Empresa Ticker Indicações
3R Petroleum RRRP3 3
Arezzo ARZZ3 3
CBA CBAV3 3
Gerdau Met. GOAU4 3
Intelbras INTB3 3
Jalles Machado JALL3 3
Minerva BEEF3 3
Petz PETZ3 3
Randon RAPT4 3
Santos Brasil STBP3 3
SLC SLCE3 3

Entre esses papéis, a 3R Petroleum é uma das que chamam a atenção. Segundo Murilo Breder, da NuInvest, que incluiu a companhia na carteira, o Ebitda do quarto trimestre de 2021 de fato veio realmente abaixo do esperado, muito em função de custos que estavam fora do radar. “Mas a tese em 3R Petroleum não é algo curto prazista”, completa.

A corretora classifica a queda das ações como “imediatista” e vê possibilidade de bons lucros com a empresa em meio à tentativa de Moscou derrubar Kiev.

“Quando olhamos a guerra entre Rússia e Ucrânia, vemos as ações da 3R Petroleum sendo impactadas positivamente pela disparada dos preços do petróleo”, diz.

No caso da Gerdau Metalúrgica, a Ágora Investimentos, uma das que recomendam o papel, dizem que a atividade de construção deve se recuperar, enquanto os preços do vergalhão doméstico estão sendo negociados atualmente com um desconto de 9% em relação ao material importado.

“A combinação de volumes e preços sequenciais mais altos deve ser mais do que suficiente para compensar as pressões de custo do carvão metalúrgico e da sucata”, completa.

Participaram do levantamento: ÁgoraBB InvestimentosBTG PactualNu Invest, EliteGenialGuide InvestimentosItaú BBAMiraeÓramaSantander Terra.

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimentos

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.