Mercados

Quer ganhar dinheiro na Bolsa? Veja como aproveitar temporada de balanços do 1T24

08 maio 2024, 12:59 - atualizado em 08 maio 2024, 12:59
Bolsa balanços
Temporada de balanços do primeiro trimestre de 2024 está em andamento e abre oportunidades para lucrar na Bolsa (Imagem: Freepik)

A temporada de balanços do primeiro trimestre de 2024 (1T24) está a todo vapor, com as companhias reportando seus números e abrindo oportunidades para os investidores que buscam retornos com investimentos na Bolsa de Valores.

Com início em abril, a temporada se estende até junho, encerrada pelas divulgações de São Martinho (SMTO3), Jalles Machado (JALL3) e Americanas (AMER3).

Filipe Villegas, estrategista de ações da Genial Investimentos, aponta que a temporada de balanços não é algo generalizado, e cada empresa tem um sua própria “receita de bolo” do que deve ser analisado — o que vai além de olhar para as perspectivas de lucro.

Ou seja, só o fato de a empresa ter ganho dinheiro no último trimestre não é suficiente para saber onde alocar os seus investimentos.

“O investidor, tem que avaliar o momento da empresa, em que fase do ciclo microeconômico ela está, e então se atentar ou não a determinados fatores”, explica.

Neste sentido, Villegas exemplifica que uma empresa que está em fase de crescimento e é alavancada, provavelmente não vai reportar lucro. No entanto, pode ter uma reação positiva ao sinalizar que conseguiu reduzir a alavancagem, gerar caixa, entre outros fatores.

O analista recomenda que o investidor olhe para o momento da empresa e a partir daí defina quais são os pontos mais importantes.

Em linha, o analista Fernando Siqueira, da Guide Investimentos, destaca que diferentes pontos são observados em um balanço, a depender do setor da empresa.

No caso dos bancos, por exemplo, a atenção é com a inadimplência, enquanto no varejo são analisadas as vendas, e assim uma série de indicadores são considerados para entender o estado de uma empresa em determinado período.

Em linhas gerais, ele aponta que os dados mais observados nos balanços são receita, Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), lucro bruto e também lucro líquido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Temporada de balanços: como aproveitar na Bolsa?

O analista da Guide chama atenção dos investidores para tomadas de decisões muito repentinas, que avalia como negativas. “Muitas vezes é melhor olhar com calma o balanço, pensar, entender o que está acontecendo e o que vai acontecer nos próximos resultados. O que mais interessa é sempre os próximos e não esse que passou”, pondera.

Neste sentido, Siqueira reforça a importância de não tomar decisões logo após a divulgação de um balanço e de o investidor ter muito claro qual o seu objetivo.

“O investidor tem que se preparar para a temporada, ver algumas empresas que ele pensa em investir por algum motivo que já tenha analisado e, quando o resultado sai, vale a pena olhar e entender se de fato aquilo que tinha em mente está se confirmando ou não, para aí, sim, aproveitar essa oportunidade”, explica.

  • Você sabe ler os balanços trimestrais das empresas listadas na bolsa? Os analistas da Empiricus Research vão te ajudar a “decifrar” esses números, sem cobrar nada por isso. É só clicar aqui

Villegas, da Genial, reforça o alerta referente a busca de oportunidade logo após a divulgação de resultados, destacando que as chances de o investidor não conseguir um bom retorno é significativa.

Para operar na temporada de balanços, ele avalia ser preciso uma entrada antes da divulgação do resultado, visto que a empresa costuma abrir o pregão com um gap — ou seja, com uma diferença muito grande entre o preço de abertura e de fechamento da sessão anterior — ou vai enfrentar momento de volatilidade.

Dessa forma, explica que o cenário ideal, e mais difícil, é entrar com posição antes da divulgação do balanço, tendo em vista que os retornos mais altos são obtidos quando o investidor consegue antecipar quais empresas vão divulgar os melhores resultados.

“Se ele quiser tentar surfar a onda depois, ou vai demorar mais para ter esses retornos, caso escolha por empresas que divulgaram bons resultados, ou vai ficar no zero a zero. No final do dia, a questão é que operar temporada de balanços é algo super complexo, não é fácil”, afirma.

Nesse sentido, o analista não recomenda operação na temporada de balanços.

“Eu sou muito mais da ideia de que: divulgou bons números, continua na minha carteira, ou vou comprar com uma visão de médio prazo. Divulgou resultados ruins, eu faço uma realização, eu saio do ganho ou do prejuízo”, conclui.

  • AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM MAIO: Analista Larissa Quaresma revela as recomendações da carteira da Empiricus Research neste mês. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado para conferir quais papéis comprar agora: