Mercados

Quer dividendos: Faz sentido ter PETR4 e VALE3? Veja como fazer uma carteira lucrativa

08 ago 2023, 12:00 - atualizado em 08 ago 2023, 12:49
Dividendos
Dividendos: Vale e Petrobras são boas pagadoras de proventos (Imagem: Reuters)

Os investidores que desejam montar uma boa carteira de dividendos devem olhar cuidadosamente para alguns pontos.

Felipe Leão, especialista do Valor Investimentos, destaca que o primeiro deles seria buscar por empresas que têm o dividend yield elevado.

Leão explica que o dividend yield é o quanto a companhia distribui de dividendos anualmente. “Se você quer montar uma carteira que vai te remunerar bem através da distribuição de dividendos, nada melhor do que já selecionar aquelas que historicamente distribuem mais proventos”.

O especialista também diz que é importante acompanhar alguns indicadores, sendo ele o lucro por ação e o payout.

“O lucro por ação vai te orientar se a empresa está, ao longo do tempo, criando valor por acionista. Quanto maior o lucro líquido por ação listada, quer dizer que esta empresa está conseguindo fazer bons negócios dentro do seu corebusiness“.

Nesse sentido, Leão ainda diz que a cada trimestre que passa, a empresa consegue elevar o indicador e, consequentemente, o lucro líquido aumenta. Já o payout é o quanto desse lucro a empresa costuma distribuir, que varia de empresa para empresa.

O especialista orienta que os investidores sempre revisem esses indicadores, de 3 a 6 meses, para checar se ainda vale o investimento nas companhias. “A empresa que demonstra bons resultados, com lucros recorrentes, é mais visada e você estaria ganhando nas duas pontas, tanto na valorização quanto na distribuição de dividendos”.

Dividendos: Vale e Petrobras

Filipe Villegas, estrategista de ações da Genial Investimentos, indica que o investidor pesquise os setores que mais pagam dividendos. Segundo ele, por causa de algumas características, as elétricas e o setor de seguros são bons pagadores de dividendos. Então, é preciso que o investidor faça um filtro inicial.

“Empresas ligadas à commodities, como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4;PETR3) também pagam bons dividendos, mas o investidor precisa entender que é um investimento mais cítrico”.

Villegas explica que estas empresas tendem a pagar proventos depois do encerramento de um ciclo de alta da commodity na qual ela esteja mais correlacionada.

Segundo o estrategista, os dividendos surgem “depois de um movimento de alta e de um ciclo muito positivo, onde a empresa acaba tendo um excedente de caixa, não consegue investir tudo aquilo na sua própria operação então ela repassa para o investidor”.

Villegas também destacou a sazonalidade como um ponto é importante. É preciso checar quando o ciclo vai realmente se tornar mais favorável para às commodities, para que ele receba esses dividendos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar