ImóvelTimes

Quer diversificar? Guide aponta os melhores fundos imobiliários para se investir

07 jan 2020, 12:38 - atualizado em 10 jan 2020, 14:11
Fundos imobiliários aparecem como modalidade interessante de investimento (Imagem: Unsplash/@serjosoza)

À procura de alternativas para a renda fixa, investidores avaliam a relação entre risco e retorno para ponderar quais são os melhores ativos para alocar suas reservas financeiras.

Dentro desta concepção, os fundos imobiliários aparecem como opção muito relevante, pelo risco diminuto em relação à média de retornos.

Tal relação é auferida pelas partes – locador e locatária – geralmente envolverem empresas de grande porte, ou seja, com probabilidade pequena de falência e inadimplência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PIB em alta, Selic em baixa

Neste contexto, a Guide Investimentos publicou a carteira recomendada de fundos imobiliários para janeiro, contendo os ativos com o maior potencial de valorização para o primeiro mês de 2020.

Inicialmente, a equipe composta pelos profissionais Daniel Chinzarian, Julia Carrera Bludeni e Marco Antônio Govea ressalta a melhora nas perspectivas econômicas como propulsora aos investimentos nos fundos imobiliários.

Expectativa de nova queda da Selic aquece mercado imobiliário (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

A junção entre o menor patamar histórico da Selic, com expectativa de nova queda para 4,25% ao ano na próxima reunião de fevereiro, e os prognósticos mais positivos para a atividade da economia, via aumento do emprego e retomada do crescimento, corrobora para o otimismo, de acordo com a equipe de análise.

Troca

Em relação ao portfólio de dezembro, a Guide Investimentos optou por retirar o fundo imobiliário CSHG Logística (HGLG11).

O motivo da saída, conforme os analistas, é a não possibilidade de valorização durante janeiro, diante da alta recente deste ativo no mercado.

Em substituição, há a entrada do fundo imobiliário Bresco Logística (BRCO11).

Fundos de logística devem se beneficiar da retomada econômica (Imagem: Unsplash/@chuttersnap)

Realocação

Outra alteração realizada pela instituição foi a realocação do peso do fundo imobiliário Allianza Trust Renda (ALZR11) para o ativo Quasar Agro (QAGR11).

Anteriormente o peso do fundo imobiliário da Allianza era de 15% e, com a mudança, passou a ser de 10% – sendo os 5% faltantes direcionados para o Quasar Agro.

Confira a carteira recomendada para janeiro:

Código do ativo Nome do fundo Segmento Peso
ALZR11 Allianza Trust Renda Logística 10,00%
BCFF11 BTG Pactual Fundo de Fundos Fundo de Fundos 5,00%
BRCR11 BTG Pactual Corporate Office Escritórios 5,00%
FIGS11 General Shopping Ativo e Renda Shoppings 5,00%
HGBS11 CSHG Brasil Shopping Shoppings 5,00%
HGCR11 CSHG Recebíveis Imobiliários Recebíveis 5,00%
BRCO11 Bresco Logística Logística 10,00%
HGRE11 CSHG Real Estate Escritórios 5,00%
HSML11 HSI Malls Shoppings 10,00%
MGFF11 Mogno Fundo de Fundos Fundo de Fundos 5,00%
QAGR11 Quasar Agro Agrário 10,00%
VGIR11 Valora RE III Recebíveis 10,00%
VRTA11 Fator Veritá Recebíveis 10,00%
XPML11 XP Malls Shoppings 5,00%
Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.
valter.silveira@moneytimes.com.br
Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.