Quer aproveitar a disparada da indústria farmacêutica? Blau e Hypera parecem bons remédios
A indústria de remédios vem arrancando crescimento de dois dígitos nos últimos anos e esse ritmo não irá desacelerar tão cedo, aponta a XP Investimentos.
De acordo com a corretora, a expectativa de vida mais alta dos brasileiros deverá impulsionar ainda mais o mercado de fármacos no Brasil: gastos com saúde em geral tendem a ser quase oitos vezes maiores para os indivíduos com mais de 75 anos em comparação com aqueles com menos de 25 anos.
E para aproveitar essa demanda expressiva nada melhor do que ter duas empresas líderes do setor na carteira: Blau (BLAU3) e Hypera (HYPE3).
A corretora iniciou a cobertura das ações das duas, com recomendação de compra para ambas. No caso da Blau, o preço-alvo é de R$ 64, potencial de valorização de 35%, enquanto a Hypera tem preço-alvo de R$ 48, o que implica alta de 32%.
“Embora tenhamos uma recomendação de compra para ambas as ações, nossa preferência é pela Blau, pois vemos o mercado institucional com maiores barreiras de entrada em relação ao varejo devido à maior complexidade de seus produtos”, afirmam os analistas Victor Pini, Marcella Ungaretti e Matheus Soares.
Blau reserva grande potencial
Segundo a equipe de analistas, a empresa deverá ter um aumento da capacidade de produção nos próximos anos. Além disso, o trio destaca o desenvolvimento de novos medicamentos por meio de pesquisas.
“Vale destacar que a Blau possui um histórico de crescimento surpreendente (CAGR ’14-20: mais 36% na receita, puramente orgânico) e continua investindo em P&D (crescimento de 6x em projetos de P&D) e em capacidade produtiva adicional (R$ 700 milhões para ser investido em uma nova planta). Portanto, estamos confiantes de que a empresa deve continuar a aumentar suas vendas”, argumentam.
Hypera perto de um ponto de inflexão
A XP destaca que embora o desempenho da Hypera tenha deixado a desejar nos últimos anos, a empresa está pronta para apresentar forte crescimento. Isso porque sua planta de genéricos deverá passar por um aumento de capacidade.
“Vale destacar também que a empresa possui um portfólio de marcas muito forte em medicamentos que podem ser comprados sem receita médica, remédios que só podem ser adquiridos mediante receita médica e genéricos, o que é fundamental para o segmento de varejo”, afirmam.