Agronegócio

Quer analisar o PIB do Brasil? Não olhe o País, mas as suas regiões, avalia Bank of America Merrill Lynch

30 maio 2019, 17:09 - atualizado em 30 maio 2019, 17:09
Recuperação econômica recente está muito apoiada no agronegócio

A queda de 0,2% da economia brasileira no 1º trimestre de 2019 na comparação com o último de 2018 revela a lenta recuperação passada pelo Brasil desde que sofreu a pior recessão da sua história, entre 2015 e 2016, com queda de 6,7% no PIB no período. Na comparação com igual período de 2018, houve crescimento do PIB de 0,5%.

Ainda assim, para entender melhor o que se passa com o País, que tem dimensões continentais, a melhor maneira é observar o que se passa em cada região, argumenta o Bank of America Merrill Lynch em um relatório enviado a clientes nesta quinta-feira (30) e assinado por David Beker and Ana Madeira.

“Analisando os dados da economia de cada região é possível perceber que os locais que dependem do setor industrial estão passando por maiores problemas que os outros”, explicam.

No gráfico abaixo, é possível observar que as regiões Centro-Oeste e Norte tiveram o melhor desempenho durante os últimos cinco anos. Já as regiões Nordeste e Sudeste sofreram mais. “As indústrias agrícolas e de extração estão crescendo enquanto as de transformação e construção estão em crise profunda”, explicam.

(Imagem: BofA Merrill Lynch Global Research)

Esta diferença, argumenta o banco, pode explicar porque a recuperação está sem força e porque pode demorar mais tempo para o Brasil atingir as taxas de crescimentos vistas no passado, mesmo com o cenário positivo com a agenda de reforma progredindo.

Veja a publicação completa do PIB:

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Jornalista | Analista de Marketing
vitoria.fernandes@moneytimes.com.br
Linkedin
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar