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Quer abrir uma franquia e não sabe qual? Veja os melhores setores para empreender

07 mar 2022, 17:27 - atualizado em 07 mar 2022, 17:27
Franquia
Veja em quais setores de franquias entrar, de acordo com Lyana Bittencourt (Imagem: Pixabay/geralt)

Abrir uma franquia não é uma tarefa fácil, ainda mais em um ano com expectativas nada boas para a economia.

De acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (07), o PIB deve crescer apenas 0,42% e a inflação deve fechar o ano em 5,65%.

Para Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, uma rede consultoria para empreendedores, a guerra entre a Rússia e Ucrânia tende a ser outro fator que pode atrapalhar os pequenos empresários, causando problemas como, por exemplo, uma escassez maior de insumos.

Para ela, a falta desses produtos pode acarretar uma alta generalizada dos preços, o que também pode diminuir as vendas das lojas, tendo em vista que o cenário macro caminha para mais perda do poder de compra das famílias.

Lyana Bittencourt
Lyana Bittencourt recomenda o empreendedor entrar para o setor de saúde, beleza e bem-estar (Imagem: Divulgação)

Com isso em mente, Bittencourt recomenda que o empreendedor entre para setores como o de saúde, beleza e bem-estar, e “em mercados que estejam em crescimento”, como o de serviços.

De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchinsing), o setor de saúde, beleza e bem-estar cresceu 10% no número de unidades em 2021, terceiro maior avanço entre franquias. O faturamento do segmento cresceu 10,5%.

Segundo a Associação, a lista de crescimento de unidades é liderada por serviços e outros negócios, com avanço de 22,9%.

De acordo com as dicas da CEO do Grupo Bittencourt, esse também seria um bom segmento a ser explorado.

Para Bittencourt, o segmento de beleza deve ir bem mesmo em um ano problemático para a economia, com as pessoas optando por fazer apenas compras essenciais. A classe média, segundo ela, “deve ser um grande suporte para o setor” em momentos mais difíceis.

“Em período de crises econômicas, fica muito difícil para as pessoas fazerem uma viagem internacional, ou seja, já que não há a possibilidade de investir o capital em algo mais caro, o consumidor compra um perfume novo, uma maquiagem nova e paga uma massagem. Muita gente cuida de si para se sentir melhor”, conclui.

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