Quem vai construir o carro da Apple? Aqui estão os candidatos
O esforço da Apple (AAPL) para criar um carro trazido à tona vários tipos de potencial para fabricação que são capazes de construir um veículo elétrico autônomo para o gigante da tecnologia.
O projeto secreto ganhou força nos últimos meses, adicionando vários ex-executivos da Tesla (TSLA), ganhando a supervisão do executivo principal de inteligência artificial da Apple e aumenta testes na estrada.
A iniciativa, conhecida como Projeto Titan dentro da Apple, está ferido intenso interesse por causa de seu potencial de fortalecer a indústria automotiva e como cadeias de suprimentos, assim como o iPhone fez com o mercado de smartphones.
Se e quando um Apple comprometer a construir um carro, é provável que vários parceiros parceiros – incluindo um maior para montar o veículo e muitos outros para fornecer componentes essenciais.
As seguintes empresas – representantes representantes não quiseram tecer comentários – são possíveis candidatas:
Foxconn
A Foxconn Technology já tem um relacionamento próximo com a Apple. Por mais de uma década, tem sido o maior parceiro da produção da empresa, montando a maioria dos iPhones do mundo e uma grande parte de seus Macs e iPads.
Em outubro, a Foxconn revelou seu primeiro chassi de veículo elétrico e uma plataforma de software para ajudar as montadoras a lançar modelos no mercado com mais rapidez. Além disso, a empresa planeja lançar uma bateria de estado sólido até 2024.
Magna
Magna, com sede em Ontário, Canadá, é o terceiro maior fornecedor de automóveis no mundo por vendas e tem anos de experiência na fabricação de modelos inteiros de automóveis para uma variedade de marcas.
A empresa também tem uma vantagem de ter um relacionamento anterior com a Apple: os dois estavam em ascensão para construir o carro da Apple quando um fabricante de iPhone iniciou este caminho há cerca de cinco anos.
Hyundai ou Kia
Hyundai Motor e sua afiliada Kia Motors chamaram mais atenção até agora este ano, em parte graças à Hyundai bol confirmando relatos na Coreia no mês passado de que estava em pegada com a Apple.
Mas a montadora rapidamente retrocedeu e recentemente repetiu que não estava em conversas com a empresa.
Nissan
Embora seja visto como improvável, um Nissan Motor traz elementos que podem ser benéficos para uma Apple. Por exemplo, a Nissan já tem uma plataforma EV comum desenvolvida com o parceiro francês Renault, que será usado em seu SUV compacto Ariya, o qual será lançado ainda este ano.
Quando questionada se a empresa japonesa estaria disposta a construir carros para a Apple, o CEO Makoto Uchida disse durante a coletiva de imprensa que a Nissan “tem o DNA para fazer coisas que os outros não farão”.
Stellantis
Um fator para determinar a adequação de um parceiro para a Apple pode ser a disponibilidade de capacidade de produção. Isso pode apontar para fabricantes de fabricantes europeus, como a Stellantis, que vem sofrendo com a queda nas vendas na região e tem espaço livre em algumas fábricas.
O CEO Carlos Tavares disse durante uma entrevista coletiva em 19 de janeiro que a Stellantis está aberta para trabalhar com a Apple ou qualquer empresa de tecnologia em EVs, “desde que não crie qualquer dependência de tecnologia” que poria em risco o futuro da montadora.