Quem tem medo do ChatGPT?
Por Cezar Augusto Gehm Filho*
Muito provavelmente, você já ouviu falar sobre o ChatGPT. Ou inclusive já testou a ferramenta.
Para os menos familiarizados, essa plataforma é uma nova interface conversacional que utiliza inteligência artificial para dialogar com o usuário por texto. O que mais impressiona é como as respostas parecem ser humanas. É é como se a conversa estivesse sendo feita, de fato, por duas pessoas — um de cada lado da tela.
Para alguns, é um mecanismo inofensivo, até mesmo sem grande uso. Será mesmo?
Por que o medo?
O ChatGPT parece estar tirando o sono de alguns gigantes, como o Google. O medo se explica: de alguma forma, a novidade é uma evolução ao método clássico do mecanismo de busca.
Ao invés de responder ao usuário com uma lista de milhares de links, o que surge é algo humanizado, mais detalhado — e que aprende cada vez mais, conforme o tempo. Veja alguns exemplos:
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As possibilidades de perguntas são infinitas. E, acredite, as respostas também.
Lançado há apenas dois meses pela OpenAI, o chatbot se tornou uma potencial ameaça que fez o Google recorrer a seus fundadores para pensar em alternativas e novas funções. O alerta vermelho na companhia acelerou um estudo de mais de 20 produtos. A ideia é lançar, ainda este ano, um recurso de chatbot, conforme informações obtidas pelo The New York Times.
Para que serve?
Para além do embate entre a gigante e a novata, as discussões demonstram uma nova forma sobre como usamos a internet — e como isso influencia as decisões da nossa rotina. No trabalho, na vida pessoal, no lazer: tudo pode mudar a partir da inteligência artificial.
Com isso, cada vez mais estaremos acostumados a uma troca de informações humanizada, baseada em diálogos. Ou que pareçam ser assim.
O futuro ainda é incerto. Hoje, se você não conhece a ferramenta, faz logo uma busca no Google para ter mais informações.
É bem possível que a próxima geração — das crianças que estejam nascendo agora — só ouçam falar do Google em um diálogo do ChatGPT.
*CEO do CRM PipeRun (www.crmpiperun.com), plataforma brasileira de aceleração de vendas; membro do Angel Investor Club; administrador de empresas e possui MBA em Gestão Empresarial.