Varejo

Quem se sairá melhor? Magalu (MGLU3), Smart Fit (SMFT3) ou Grupo SBF (SBFG3); o que esperar do 2T24, segundo XP e Santander

19 jul 2024, 8:00 - atualizado em 18 jul 2024, 11:30
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Mercado espera por balanços mistos do setor de varejo na temporada de resultados de 2T24. (Imagem: rattanakun/Canva)

A temporada de resultados do segundo trimestre está começando. O Carrefour Brasil (CRFB3) é quem dá o pontapé inicial no grupo de varejo, na segunda-feira (22), mas o mercado está de olho em outras empresas, como Grupo SBF (SBFG3), Magazine Luiza (MGLU3), Smart Fit (SMFT3) e C&A (CEAB3).

Segundo a XP Investimentos, a expectativa de 59% dos investidores ouvidos pelo banco é de que os resultados dos últimos três meses sejam fracos, impactados pelo clima e questões tributárias.

“Após os recentes ventos contrários no cenário macro, as preocupações estão de volta às mentes dos investidores, enquanto novas revisões de lucros e riscos de execução das companhias também são os principais riscos a serem monitorados, seguidos por temores sobre novas discussões fiscais, alavancagem e governança”, aponta o relatório assinado por Danniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Sumer.

Com isso, a Vivara (VIVA3), Grupo SBF (SBFG3), Smart Fit (SMFT3) e C&A (CEAB3) devem ser os destaques positivos da temporada. Por outro lado, Arezzo (ARZZ3), Lojas Renner (LREN3), Petz (PETZ3) e Assaí (ASAI3) devem apresentar balanços fracos.

O Santander, em contrapartida, avalia que a temporada deve ter melhorias graduais para as varejistas, com dinâmicas mistas nos diversos segmentos e primeiros impactos do Rio Grande do Sul.

Além disso, a sanção da Medida Provisória 1185/23, que muda as regras para a utilização de créditos tributários decorrentes de subvenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), continua mexendo com o setor, já que as empresas continuam a avaliar melhores opções para as alterações fiscais.

Segundo os analistas Ruben Couto, Eric Huang e Vitor Fuziharo, os destaques da temporada devem ser C&A (CEAB3), Grupo SBF (SBFG3), Smart Fit (SMFT3) e Magazine Luiza (MGLU3). Já os pontos negativos devem ser Petz (PETZ3) e Vulcabras (VULC3).

Varejo: Veja o que esperar da temporada de resultados do 2T24

Veja abaixo as projeções do Santander para o setor de varejo:

C&A

“Esperamos que a empresa continue superando seus pares do varejo de moda durante o 2T24, apoiado pela maturação das iniciativas em curso”, diz o relatório. A expectativa é de que a rentabilidade permanece apoiada pela expansão da margem bruta e ganhos robustos de alavancagem operacional, impulsionando uma margem ebtida de 18,8%.

Grupo SBF

A dona da marca Centauro deve dar mais um passo em direção a uma operação mais rentável, embora, a receita ainda deve apresentar crescimento médio de um dígito em relação ao ano anterior. O Santander destaca que a empresa deve registrar um ebitda de R$ 138 milhões, um aumento em torno de 50% na comparação anual, e um resultado positivo de R$ 43 milhões.

Smart Fit

A rede de academias deve sustentar resultados robustos, marcados por um crescimento consistente das receitas (+28,1% no comparativo ano) e rentabilidade sólida (ebtida em torno de 26% no ano), mesmo com inauguração de 28 academias no segundo trimestre, ante as 59 unidades esperadas.

Magazine Luiza

Para os analistas do Santander, o Magazine Luiza deve seguir as tendências positivas observadas nos resultados do primeiro trimestre.

Petz

A empresa deve continuar apresentando resultados fracos no 2T24, pois ainda não é esperada uma aceleração relevante do crescimento das receitas e uma reversão da tendência de queda das margens dos últimos trimestres. As projeções são de um ebitda de 6,5%.

Vulcabras

A Vulcabras deve ser uma das empresas impactadas negativamente pelas enchentes no Rio Grande do Sul, já que adiaram as vendas no atacado na região. A projeção é de um ebitda estável.

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Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
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