Quem não tem cão caça com Lula: Arcabouço fiscal, a resposta do Google à ameaça do ChatGPT, caso Light e outros destaques do dia
Após a nona alta em 12 pregões da bolsa brasileira em maio e com o dólar firme abaixo dos 5 reais, fica difícil ignorar que algo diferente está acontecendo no mercado.
Na superfície, nada mudou. As declarações do presidente Lula seguem provocando calafrios maiores do que as rajadas de vento na Faria Lima à sombra nesta época do ano.
Mas também é fato que a apresentação do arcabouço fiscal no fim de março foi uma espécie de divisor de águas para os investidores.
O projeto deve se tornar uma marca do atual governo: longe de ser o ideal, mas é o que o mercado tem para hoje — e pelos próximos quatro anos.
A recente mudança na política de preços da Petrobras e a escolha de Gabriel Galípolo para a diretoria do Banco Central apontam nessa mesma direção.
Desse modo, os preços dos ativos de risco — incluindo as ações — começam a se ajustar a esse cenário que não deve ser trágico, tampouco brilhante.
“Quem não tem cão caça com Lula”, brincou um gestor de fundos com quem eu conversei.
A agenda relativamente tranquila e a aprovação com ampla margem da urgência do projeto do arcabouço fiscal na Câmara podem garantir a continuidade do rali da bolsa nesta quinta-feira.
A expectativa fica para a solução em torno do impasse sobre o teto da dívida nos Estados Unidos, que seria a cereja do bolo para coroar a boa semana nos mercados. E você pode acompanhar tudo de perto na cobertura em tempo real do Seu Dinheiro.
Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
FURANDO A FILA
Em vitória para o governo e o mercado, Câmara aprova urgência na tramitação do arcabouço fiscal. O texto pode agora furar a fila de votação e pode ser apreciado diretamente no plenário, sem necessidade de passar por comissões.
BARRADO PELO TRIBUNAL
Caso Light (LIGT3): Justiça do RJ suspende recurso de credores contra recuperação judicial da companhia. O mérito dos argumentos apresentados pelos debenturistas da empresa ainda não foi julgado devido a questionamentos sobre a ação em instâncias anteriores.
RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Justiça libera execução de garantias contra Gramado Parks, que deve R$ 870 milhões à securitizadora e fundos imobiliários. A Forte Securitizadora foi autorizada a retomar a cobrança de recebíveis e a executar as garantias dos títulos, uma vez que o Tribunal considerou que os créditos geridos não estão sujeitos aos efeitos da recuperação judicial.
VOANDO
Estes títulos do Tesouro Direto já rendem mais de 200% do CDI no ano. Alívio na inflação e perspectiva de corte na Selic elevam a atratividade do papel, pois motivam sua valorização no mercado. Veja se ainda vale a pena investir.
ESTRADA DO FUTURO
O império contra-ataca: o Google responde à ameaça do ChatGPT e volta ao jogo (mesmo sem nunca ter ido embora). Com a popularidade do chatbot da OpenAI, muitos afirmaram que o Google caminhava rumo à extinção. No entanto, a big tech reagiu à altura, segundo o colunista Richard Camargo.
Uma ótima quinta-feira para você!