Quem ganhará as eleições, segundo o mercado?
Mais uma sondagem da XP Investimentos sobre o sentimento do mercado financeiro acerca das eleições presidenciais revela que os investidores avaliam que Jair Bolsonaro será, para 49% deles, o provável vencedor. A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (5), ouviu 146 investidores institucionais sobre eleições e mercados entre os dias 02 e 03 de julho.
De acordo com a avaliação, o cenário de segundo turno mais apontado é entre Bolsonaro e Marina Silva (32%). Cerca de 62% acreditam em uma alta no Ibovespa em caso de vitória de Bolsonaro, 49% enxergam uma apreciação do câmbio, e 58% colocam uma Selic acima de 8% no final de 2019.
Os investidores enxergam uma vitória de Geraldo Alckmin como a única que resultaria na aprovação de uma Reforma da Previdência e uma Reforma Tributária. Também provocaria uma melhora do Ibovespa para 95% dos respondentes e um câmbio abaixo de R$3,40 para 84%.
Outro ponto que chama a atenção está na resposta da pergunta: “Se você tivesse que ficar comprado em ativos brasileiros, quão preocupado com eleições você estaria?”. Aproximadamente 42% se dizem muito preocupados. O número representa uma queda dos 51% vistos em junho.
Confira, abaixo, a íntegra da pesquisa:
Sondagem Eleições 2018 (Julho)