Empiricus Research

Quem está por trás da Empiricus?

02 jun 2018, 20:31 - atualizado em 02 jun 2018, 20:31

Por Caio Mesquita, CEO da Empiricus

“Afinal de contas, quem está por trás da Empiricus?”

Já li essa pergunta, formulada de várias maneiras, inúmeras vezes.

Blogs sujos de esquerda, representantes do establishment financeiro, jornalistas de meios tradicionais e, principalmente, “trolls” da internet. Todos, claro, tendo algo em comum que os une: a indignação com nossa capacidade de expor nossas ideias de maneira livre e incontida.

Além dos nossos inimigos – e não nos importamos em tê-los, afinal, Churchill uma vez disse que quem tem inimigos mostra que brigou por algo alguma vez na vida –, muitos leitores e amigos também nos fazem a mesma indagação. E hoje vou responder-lhes.

Por trás da Empiricus está um grupo de comunicações, que atua principalmente no modelo de assinaturas digitais, hoje colocado entre os maiores do país.

Tudo começou com a própria Empiricus, ainda nossa maior empresa, fundada há nove anos com a missão de publicar as melhores ideias de investimento e viver, exclusivamente, disso. Depois de patinar e bater cabeça nos primeiros anos, o negócio começou a pegar tração em 2013, quando formamos sociedade com o Agora Group, maior publicadora de newsletters de investimentos dos Estados Unidos.

Em 2015, entusiasmados com o crescimento da empresa e estimulados pelos sócios americanos, lançamos a Jolivi, que eu comumente defino aos que nos visitam como “a Empiricus da saúde”.

A  Jolivi tem seu conteúdo focado em tratamentos naturais, que ressaltam a importância da mudança de hábitos para melhorar a qualidade de vida de seus leitores. Não é coincidência que a Agora também seja a maior publicadora de newsletters de saúde nos Estados Unidos.

Com a  Jolivi, nós começamos a tomar os primeiros contornos de grupo, ampliando a nossa atuação e consolidando o modelo vencedor desenvolvido na Empiricus. Em 2016, demos mais um passo: tornamo-nos sócios do site político  O Antagonista, fundado pelos jornalistas Diogo Mainardi e Mario Sabino, do qual a Empiricus já era patrocinadora desde sua primeira hora. Além da sociedade, ampliamos nosso contrato de marketing, remunerando o site pelas vendas de assinaturas geradas pela sua audiência.

Mais recentemente, aproximamos ainda mais  O Antagonista do modelo de negócios das outras empresas do grupo, lançando sua publicação paga, a revista digital Crusoé , que é sucesso editorial e comercial absoluto e já conta com cerca de 30 mil assinantes pagos em menos de um mês de atuação, superando o número de assinantes digitais do “Valor Econômico”, por exemplo.

A nossa filha caçula é a  Inversa Publicações, liderada pela publisher Olivia Alonso e na qual também temos como sócio o brilhante gestor Pedro Cerize. Aqui também nos inspiramos na experiência bem-sucedida dos nossos sócios americanos e seu sistema de publicadoras afiliadas. Apenas nos Estados Unidos, são cerca de dez publicadoras dentro da Agora, destacando-se Stansberry Research, Agora Financial e Money Map.

Respondendo, então, à pergunta inicial.

Quem está por trás da Empiricus é a  Acta Holding, que representa a união das nossas empresas publicadoras. O que as une, além dos sócios em comum, é o comprometimento com a defesa da livre-iniciativa e da autonomia do indivíduo por meio da difusão das melhores ideias de investimento, economia, política e saúde.

No total, somos 300 colaboradores trabalhando para trazer conteúdo para os nossos 300 mil assinantes. São cerca de 50 séries de assinaturas e 20 conteúdos educacionais. Mais de 7 milhões de brasileiros leem nossos conteúdos todos os meses. É bastante, mas queremos mais!

Nas próximas semanas, anunciaremos um novo empreendimento de comunicação. Além disso, já estamos trabalhando em mais um para o segundo semestre de 2018.

Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.