Quem entra e quem sai do Ibovespa? B3 divulga 2ª prévia da carteira do índice que começa a valer em setembro
A Auren (AURE3) segue candidata a uma posição no Ibovespa (IBOV). A companhia de energia conquistou seu lugar na segunda prévia da carteira teórica do principal índice da bolsa brasileira.
Caixa Seguridade (CXSE3) e Santos Brasil (STBP3) também estão na segunda prévia, divulgada hoje pela B3.
Vale lembrar que a inclusão das três ações já estavam sendo cotadas pelo mercado.
Para a XP, tanto Santos Brasil quanto Auren possuem índices de negociabilidade que aumentaram recentemente e, agora, estão próximos do valor mínimo para inclusão no Ibovespa.
A segunda prévia do Ibovespa manteve a exclusão prevista de Dexco (DXCO3).
Sendo assim, não houve alterações em relação à primeira prévia divulgada no início do mês.
- Em quais ações investir neste mês? Veja a carteira recomendada da Empiricus Research, BTG Pactual e outras corretoras e casas de análise do mercado
Mas há uma mudança na carteira do Ibovespa. As ações da Cielo, sob o ticker CIEL3, deixaram de compor o índice após a saída da empresa no Novo Mercado.
Na última quarta-feira (14), a companhia de maquininhas de pagamentos realizou a oferta pública de aquisição (OPA) — que prevê o fechamento de capital da empresa, o que levou à saída dos papéis negociados na bolsa de valores desde então.
Com isso, a segunda prévia do Ibovespa conta com 87 papéis de 84 empresas. A nova carteira deve entrar em vigor em 2 setembro e vale até 31 de dezembro.
Vale lembrar que a B3 não leva em conta o desempenho das ações para incluí-las ou excluí-las da carteira do Ibovespa e em outros índices setoriais.
O que vale no cálculo das ações elegíveis são critérios como o volume de negociação, além do status da empresa — companhias em recuperação judicial ou cujo preço dos ativos é inferior a R$ 1,00 não são elegíveis, por exemplo.
O rebalanceamento da carteira teórica acontece a cada quatro meses. A B3 ainda divulga mais uma prévia do Ibovespa, em 30 de agosto.
Vale (VALE3): o peso pesado do Ibovespa
Mesmo com as mudanças dos papéis na segunda prévia do Ibovespa em relação ao que está em vigor hoje (1º), as ações com maior participação foram mantidas.
Os papéis da Vale são os que têm maior peso no índice. Petrobras, Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Bradesco integram o grupo seleto dos ‘pesos-pesados’ do Ibovespa.
A diferença entre a carteira do dia, negociada nesta sexta-feira (16), e a segunda prévia corresponde a quantidade de participação.
Se a prévia se confirmar, Vale terá um peso um pouco menor, passando de 11,29% para 10,79% a partir de setembro.
Além disso, a Petrobras desbanca o Itaú e retorna à segunda posição. Sabesp também aumenta a participação e surge na lista das ações com maior peso no Ibovespa.
Confira a seguir as 10 ações com maior participação na nova carteira — esses papéis, somados, respondem por 50% do Ibovespa:
- Vale ON (VALE3): 10,787%
- Petrobras PN (PETR4): 7,631%
- Itaú Unibanco PN (ITUB4): 7,303%
- Petrobras ON (PETR3): 4,661%
- Banco do Brasil ON (BBAS3): 3,594%
- Bradesco PN (BBDC4): 3,493%
- Eletrobras ON (ELET3): 3,373%
- B3 ON (B3SA3): 3,146%
- Sabesp ON (SBSP3): 3,028%
- Weg ON (WEGE3): 3,015%