Quem é Sônia Guajajara, a primeira indígena a ocupar um cargo no primeiro escalão
Sônia Guajajara foi nomeada para assumir o Ministério dos Povos Originários do próximo governo Lula, que terá início em 1° de janeiro de 2023. O anúncio ocorreu em coletiva realizada nesta quinta-feira (29).
Lula anunciou a criação da pasta em 17 de novembro, ao falar no Fórum Internacional dos Povos Indígenas. Sônia é a primeira indígena a ocupar um cargo no primeiro escalão.
Sônia é do Povo Guajajara/Tentehar, que habita as matas da Terra Indígena Araribóia, no estado do Maranhão. Graduada em Letras e Enfermagem, fez pós-graduação em Educação Especial e defende os direitos dos povos originários e o meio ambiente.
Em 2022, foi escolhida pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
A ministra é ativa no Conselho de Direitos Humanos da ONU e, desde 2009, leva denúncias às Conferências Mundiais do Clima (COP), ao Parlamento Europeu, entre outros órgãos e instâncias internacionais.
Foi eleita deputada federal pelo estado de São Paulo nas eleições 2022, pelo PSOL.
Dentre as principais propostas da líder política está trazer as vozes dos povos originários e historicamente oprimidos e silenciados ao centro do debate político brasileiro: indígenas, população negra, caiçaras e quilombolas.