Lula

Quem é o preferido de Lula para assumir o Ministério da Indústria e Comércio?

14 dez 2022, 18:07 - atualizado em 14 dez 2022, 18:07
Presidente da Fiesp foi chamado por Lula para ser ministro da Indústria e Comércio de seu novo governo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quarta-feira (14) que convidou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para chefiar o Ministério da Indústria e Comércio. Josué Gomes não respondeu ao convite e pediu alguns dias para pensar.

Gomes tem boa relação com empresários e possui “perfil político”, como defende o presidente eleito, que gostaria de um ministro capaz de dialogar com o Congresso e que tenha uma boa relação com o mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Josué Gomes da Silva

Josué Gomes da Silva é filho do do ex-vice-presidente José Alencar, que foi companheiro de chapa de Lula em seus dois mandatos, entre 2003 e 2010.

Ele é presidente da Coteminas, dona das marcas Artex, Santista, MMartan e Casa Moyses, a maior indústria de itens de cama, mesa e banho das Américas.

Josué já presidiu a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção) e o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).

Nomes confirmados

Nesta quarta-feira (14), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou mais dois nomes que irão compor o time de ministros de seu futuro governo.

Para o Ministério do Trabalho, Lula anunciou o deputado federal Luiz Marinho (PT) e, para o Ministério das Relações Exteriores, a embaixadora Maria Laura da Rocha como secretária-geral e “número 2” de Mauro Vieira, anunciado na última semana.

Até o momento, foram anunciados os nomes de Aluízio Mercadante como presidente do BNDES, Fernando Haddad como Ministro da Fazenda, Flavio Dino como Ministro da Justiça, Margareth Menezes como ministra da Cultura, Rui Costa como Ministro da Casa Civil, Bernard Appy como secretário especial da Fazenda, Gabriel Galípolo como secretário-geral da Fazenda e José Múcio como Ministro da Defesa.