Quem é Guilherme Mello, futuro secretário de Política Econômica?
Guilherme Mello foi nomeado secretário de Política Econômica e irá atuar ao lado de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda no Governo Lula, que terá início em 1° de janeiro de 2023.
Mello é economista e sociólogo, com mestrado em Economia Política pela PUC-SP e doutorado em Ciências Econômicas pela Unicamp.
Atua como professor do Instituto de Economia da Unicamp e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura do IE/UNICAMP.
Sendo um dos principais economistas ligados ao PT, foi um dos formuladores do programa econômico do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e já representou a campanha de Lula em debates econômicos. Em 2018, foi assessor econômico para a campanha de Fernando Haddad à Presidência da República.
Mello é crítico do teto de gastos e, em linha com Haddad, defende um novo arcabouço fiscal. Em entrevistas, já chegou a mencionar os formatos aplicados em outros países, que reúnem metas de resultado primário, limite de dívida ou que chegam a restringir os gastos públicos.
Para o Ministério da Fazenda, Haddad já anunciou o ex-CEO do banco Fator Gabriel Galípolo como seu secretário-executivo e Bernard Appy, que participou da equipe econômica dos primeiros governos de Lula, como secretário especial para a reforma tributária.