Quem é Elena Landau? Economista apoiou Tebet e pode atuar no Ministério do Planejamento
Simone Tebet é cotada para assumir o Ministério do Planejamento. A sua indicação é vista com bons olhos pelo mercado, que almeja um espaço na pasta para a economista Elena Landau.
Elena foi coordenadora do programa econômico da candidatura de Tebet à Presidência da República. Após a derrota de Tebet no primeiro turno, a economista declarou voto ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Apesar de adepta ao liberalismo, a economista criticou Paulo Guedes afirmando que o atual ministro da Economia não tem nada de liberal.
“Ele não privatizou, não fez abertura comercial, não capacitou mão de obra, não avançou nas questões de integração de tecnologia nem nos acordos comerciais internacionais”, disse durante o período eleitoral.
Elena Landau defende a reforma tributária, fortalecimento da Lei das Estatais, abertura comercial, atenção ao meio ambiente e programas sociais.
Caso Tebet seja de fato confirmada no Planejamento, a economista pode ganhar um cargo de segundo escalão dentro da pasta. Isso seria uma sinalização de sustentabilidade fiscal do novo governo e um contraponto em relação à Fernando Haddad, na Fazenda.
Quem é Elena Landau?
Nascida no Rio de Janeiro (RJ), Elena tem 64 anos e é economista e advogada, com mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Em setembro de 1993, ingressou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, em janeiro de 1994, assumiu a diretoria responsável pelo Programa Nacional de Desestatização durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
Elena também atuou na Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Comitê Jurídico Regulatório, na Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), na Comissão de Energia Elétrica da OAB-RJ e no Banco de Investimentos Bear Stearns no Brasil.
A economista também comandou a secretaria de Desenvolvimento Social de Rodrigo Garcia em São Paulo, mas deixou o cargo após o governador anunciar apoio a Jair Bolsonaro.
Ela tem uma relação profissional próxima com grandes nomes da economia, como Persio Arida, André Lara Resende, Zeina Latif e Edmar Bacha.