Qual é a empresa de tecidos brasileira que fechou acordo com a Shein?
Na quinta-feira passada (20), a Shein fechou uma parceria com a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), e sua coligada Companhia de Tecidos Santanense.
O acordo veio após a varejista anunciar que pretende investir R$ 750 milhões no Brasil nos próximos anos para estabelecer uma rede com milhares de fabricantes do setor têxtil.
A parceria estabelece financiamento para reforço de capital de trabalho da Coteminas e da Companhia de Tecidos Santanense, além de contratos de exportação de produtos para o lar.
O acordo também engloba esforços para que 2 mil clientes confeccionistas das empresas brasileiras passem a ser fornecedores da Shein a fim de atender o mercado local e regional.
Quem é a nova parceira da Shein?
A Coteminas é uma companhia aberta e opera como holding de empresas têxteis no Brasil e no exterior. Foi fundada em 1967 e sua primeira fábrica de fiação e tecidos, localizada em Montes Claros (MG), entrou em operação em 1975.
A empresa expandiu sua capacidade operacional, após a compra da unidade operacional de Natal (RN) na década de 80. Já a construção de novas fábricas em Campina Grande (PB) e a aquisição de ativos operacionais da Artex, em Blumenau (SC) e João Pessoa (PB), aconteceu na década de 90.
A aquisição de participação relevante na outra empresa envolvida com a Shein, a Companhia de Tecidos Santanense, aconteceu em 2004. A empresa adquirida é uma sociedade aberta que tem por objetivo social a indústria têxtil, confecção e comercialização de produtos do vestuário, além de exportação e importação.
Em 2006, foi concluída a operação de associação dos ativos operacionais relacionados aos negócios de produtos para o lar da Sociedade (CTNM) e da Springs Industries, com a constituição da Springs Global, que controla a Coteminas.
Desde julho de 2007, as ações da Springs Global passaram a ser negociadas no segmento do Novo Mercado da B3, a Bolsa de Valores brasileira.