Quem é a B3? Saiba como ela influencia nos seus investimentos
Mesmo se você nunca ouviu falar no nome B3, já ouviu falar em bolsa de valores. Em março de 2017, houve a fusão entre a BM&FBOVESPA e a CETIP, surgindo a B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão – uma empresa importantíssima para o mercado financeiro.
A bolsa de valores surgiu, há mais de 100 anos, como um ponto de encontro entre compradores e vendedores. O Brasil já chegou a ter nove bolsas regionais espalhadas pelo país, mas, hoje, tudo se concentra em São Paulo.
Quer concorrer a R$ 300? Responda esta pesquisa sobre investimentos em 2 minutos
Exclusivo: O segredo para ganhar com Petrobras em qualquer cenário
Muitas pessoas associam bolsa com o mercado de ações, mas a verdade é que a B3 é uma empresa de infraestrutura para diversos tipos de investimentos. Dentro dela, também existe a antiga CETIP, que faz o registro e custódia dos ativos de renda fixa. Sim, o seu CDB também está registrado por lá!
As instituições financeiras (bancos, corretoras e etc) têm contato direto com a B3 já que todas as operações são feitas lá. Para transacionar ofertas de compras e vendas – seja renda fixa ou renda variável – tudo acontece com o apoio e sob a orientação da bolsa de valores.
Ficou curioso e gostaria de saber mais sobre o assunto? O Yubb esteve no centro de São Paulo, dentro da B3, para gravar tudo para você. Quer ver como foi? Dá uma olhada: