Comprar ou vender?

Queda dos juros empurra Ibovespa para os 130 mil pontos, diz XP

01 set 2022, 14:56 - atualizado em 01 set 2022, 14:56
Ibovespa, Ações, Mercados, B3
Para a XP, o Ibovespa ainda tem espaço para subir neste ano (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

A XP Investimentos atualizou o preço-alvo do Ibovespa (IBOV) de 120.000 para 130.000 pontos para o final de 2022, conforme divulgado nesta quarta-feira (1).

O principal motivo apontado para a revisão foi a queda nos juros reais e nominais de longo prazo, que caíram entre 1,0 a 1,5 pontos percentuais no mês de agosto.

A corretora destaca que o valor justo para o Ibovespa é calculado a partir da média de três metodologias, sendo elas  um modelo de Fluxo de Caixa Descontado, que atualmente assume um Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) de 11,6%, um modelo Preço/Lucro alvo, que assume um múltiplo de 8x, ainda abaixo da média histórica de 11x, e o modelo de EV/Ebtida de 5,2x, também abaixo da média histórica de 6,5x.

A XP aponta ainda que, para ver um potencial maior no valor justo do Ibovespa, é preciso de:

  • estimativas de lucros de consenso subindo mais; e/ou
  • expansão de múltiplos, que poderia vir de uma continuação do forte fluxo de capital externo, bem como uma redução nos juros de longo prazo locais.

“Nós continuamos enxergando a Bolsa brasileira como atrativa, negociando em um Preço/Lucro de 6,2x, 44% de desconto em relação à média histórica.”, diz.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar