Queda do Ibovespa em dólar chega a 20% em 2020
Considerando o fechamento de quarta-feira (26), a queda do Ibovespa (IBOV) em 2020 já chega a 9%, ou quase 20% em dólares, ressalta uma análise do Santander publicada nesta quinta-feira (27).
Às 12h16, o Ibovespa caía 2%, a 103.610 pontos.
“A principal razão para a queda acentuada dos preços é a deterioração do ambiente global, devido principalmente à atual epidemia de Coronavírus, mas também alguma frustração local em relação ao crescimento do PIB para 2020”, explica o analista Daniel Gewehr.
Segundo ele, aos níveis atuais, o índice precifica quase metade da taxa de crescimento de lucros, com deterioração adicional da curva de longo prazo.
Além disso, ele destaca que o índice está se aproximando do território “sobrevendido” e deveria cair mais 4%, atingindo 101.500 pontos.
Oportunidades
Gewehr aponta, contudo, três ações para ficar de olho neste momento de quedas: CPFL Energia (CPFE3), que tem um comportamento parecido ao de um título de dívida; Lojas Renner (LREN3), que apresenta oportunidades de reinvestimento; e Yduqs (YDUQ3) que se encaixa no prefil de “tese secular”.