CryptoTimes

Queda do bitcoin (BTC) teve uma consequência global positiva; entenda

26 jul 2022, 16:07 - atualizado em 26 jul 2022, 16:10
Bitcoin
Em ataques de ransomware, hackers geralmente exigem pagamento em bitcoin pelos dados roubados. (Imagem: Pexels/Karolina Grabowska)

A queda nos preços do bitcoin (BTC) e de outras criptomoedas pode ter afetado muitos investimentos, mas pelo menos teve uma consequência global positiva.

O número de ataques de ransomware caiu mundialmente no primeiro semestre de 2022, segundo um informe da empresa americana de cibersegurança SonicWall.

No relatório “2022 Cyber Threat Report”, pesquisadores da companhia registraram 236,1 milhões de tentativas de ransomware na primeira metade de 2022, representando uma queda de 23% na base anual.

Ransomware é um tipo de ataque de segurança, em que o hacker obtém acesso não autorizado a uma rede de computador e criptografa todos os dados enquanto bloqueia o acesso do usuário a eles. Em seguida, o hacker exige um pagamento, geralmente na forma de criptomoedas, como bitcoin.

Pesquisadores disseram que a queda no preço das criptomoedas, incluindo o bitcoin, afastaram criminosos de ransomware, além de outros fatores.

Entre janeiro e junho de 2022, o preço do bitcoin caiu de US$ 48 mil para US$ 20 mil, em meio ao enfraquecimento das tendências macroeconômicas e o aumento da inflação.

Um porta-voz da SonicWall disse ao The Block que os preços do bitcoin servem como um indicador prévio da frequência dos ataques de ransomware, embora não haja uma correlação direta entre ambos.

Além da queda nos preços no mercado de criptomoedas, pesquisadores da SonicWall ligaram outros fatores à redução nos ataques de ransomware, incluindo padrões de segurança em companhias e um aumento dos esforços de autoridades.

“Existem muitas variáveis na primeira metade de 2022 para fazer uma correlação direta. No entanto, ao longo dos anos, os altos e baixos de criptomoedas populares, como bitcoin, serviram como um indicador prévio de mudanças no volume geral de ransomware”, disse o porta-voz.

O auge dos ataques de ransomware

Segundo pesquisadores da companhia de cibersegurança, ataques de ransomware registraram um pico em 2021, com uma quantidade recorde de eventos desse tipo.

Durante o ano passado, houve alguns ataques a grandes empresas, como JBS e Colonial Pipeline, ambas as quais pagaram milhões de dólares em bitcoin aos hackers.

Conforme ataques de ransomware ganhavam destaque nos noticiários, autoridades governamentais, especialmente dos Estados Unidos, elevavam os esforços para tentar controlar esse tipo de ataque.

Em fevereiro deste ano, por exemplo, o Departamento de Investigação Federal dos Estados Unidos (FBI) criou uma equipe para rastrear ataques de ransomware e os lucros gerados a partir desse tipo de ataque.

Ransomware é comente uma parte da história geral de cibersegurança. Embora o volume de ataques de ransomware tenha caído globalmente, incidentes de malware de modo geral aumentaram.

Pesquisadores da SoniWall reportaram 2,8 bilhões em ataques de malware na primeira metade deste ano – um aumento de 11% em relação ao ano passado.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar