Economia

Queda de 0,75 pp na Selic: Haddad já se prepara para cortes maiores na taxa de juros

04 ago 2023, 16:50 - atualizado em 04 ago 2023, 16:50
Fernando Haddad, Apostas Esportivas
Haddad disse que já esperava por um corte de 0,50 pp na Selic devido ao cenário econômico. (Imagem: MF/Diogo Zacarias)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a elogiar o Banco Central, dizendo que a decisão de iniciar o ciclo de cortes na Selic foi correto. Ele ainda aproveitou para ressaltar que já esperava um corte de 0,50 ponto percentual.

“Eu expressei que as condições técnicas estavam dadas para o corte de 0,50 p.p. […] Eu estava convencido de que pela atividade econômica, pela queda da arrecadação e por tudo o que eu estava ouvindo de empresários, que havia espaço para corte”, disse o ministro em conversa com jornalistas nesta sexta-feira (4).

Na quarta-feira (2), Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a Selic em 0,50 ponto percentual, o que passou a taxa básica de juros de 13,75% para 13,25%.

Vale lembrar que o ciclo de aperto monetário do Banco Central começou em março de 2021 e seguiu até agosto de 2022, após 12 altas seguidas. Desde então, a Selic está sendo mantida no patamar de 13,75%. Antes do início do aperto, os juros estavam estacionados em 2%, menor patamar histórico, desde agosto de 2020.

Haddad também destacou haver espaço para mais cortes de juros, já que o próprio Banco Central sinalizou que novos cortes de 0,50 pp estão previstos. Mas o ministro disse ainda que, se o governo continuar aprovando medidas no Congresso, a autoridade monetária pode inclusive fazer cortes maiores na Selic.

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.