Quebra de empresas: Advogado Valdecir Rabelo explica o risco do endividamento
O endividamento empresarial é um dos principais motivos para a quebra de empresas no Brasil.
Assim, o número de empresas brasileiras que deram entrada em pedido de recuperação judicial em 2023, até março, saltou 37,6% na comparação anual.
Conforme dados oficias, já são 289 pedidos, aponta o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian.
Nesse contexto, o advogado Valdecir Rabelo desponta como um especialista em direito bancário e financeiro, trazendo sua expertise para explicar os motivos que levam as empresas a enfrentarem dificuldades por conta de dívidas bancárias.
Assim, o advogado entende a complexidade do endividamento empresarial e os desafios enfrentados pelas organizações em momentos de crise financeira.
- CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda à sexta às 12h, estaremos AO VIVO no canal do Youtube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!
Quebra de empresas
Muitas vezes, as empresas quebram devido a dívidas bancárias, que se acumulam por diversos fatores, tais como juros elevados, desequilíbrio financeiro, dificuldade em honrar compromissos e a falta de planejamento estratégico.
“Esse tipo de endividamento, geralmente, começa de maneira calculada. Às vezes, o empresário faz uma escolha de investimento, mas o retorno não vem”, explica.
Rabelo explica que é comum os empresários acreditarem que retirar um empréstimo para investir em seu negócio pode ser uma ótima alternativa para crescer.
No entanto, essa ação pode causar danos irreparáveis.
“Rapidamente, isso vira uma bola de neve, com valores exorbitantes”, conta Valdecir.
O especialista explica que há outros importantes motivos para o endividamento empresarial ocorrer e a principal forma de evitar esse tipo de inconveniente é o planejamento financeiro.
“Não tem fórmula mágica, é preciso colocar na ponta do lápis, planejar e agir de forma pensada”, conclui.
Com uma trajetória sólida, Valdecir Rabelo se destaca como um advogado de referência no campo do direito bancário e financeiro.