CryptoTimes

Que tal investir em cripto como um grande investidor de capital de risco?

19 mar 2021, 15:41 - atualizado em 19 mar 2021, 15:46
Mason Nystrom, da Messari, relembra por que é possível investir em cripto, assim como grandes fundos de capital de risco, algo impossível no mercado tradicional (Imagem: Unsplash/m_b_m)

Regulações de investidores qualificados sempre me irritaram. A premissa de que apenas pessoas que possuem 1) mais de US$ 1 milhão em ativos, fora sua primeira casa, ou 2) tenham renda anual de mais de US$ 200 mil são as únicas pessoas qualificadas a investir em ativos arriscados é absurda.

A hipocrisia dessas regulações me espanta diariamente. É como se a SEC dissesse: “ei, investir nessa startup pode fazer com que você perca todo o seu dinheiro. Favor levar seu capital à roleta, onde suas chances são melhores”.

Embora Vegas tenha sido criada para manter as pessoas lá, regulações de investimentos foram criadas para manter 99% delas fora.

A natureza das redes cripto — plataformas abertas, apermissionadas e globais — removeram barreiras que restringia o investimento em etapas iniciais para investidores institucionais, como fundos de hedge ou empresas de capital de risco, e permitia que qualquer um participasse.

Como resultado, grande parte das pessoas (a menos que você seja um investidor nos EUA — descanse em paz) consegue investir em futuras redes e protocolos cripto sem ser qualificada.

Nos piores casos, criptoativos são negociados no mercado aberto, permitindo que muitas pessoas entrem antes de algumas empresas ou fundos de rede realizarem sua alocação. Cripto ainda não é perfeito, mas é cem vezes melhor do que o sistema tradicional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se não pode contra eles, invista como eles

Ainda assim, só porque você pode investir, não significa que você pode ter desempenhos melhores do que investidores institucionais, a menos que você seja o subreddit DeepF**kingValue.

Geralmente, investidores institucionais têm equipes especializadas e relações na indústria que podem fornecê-los uma vantagem. Examinar os portfólios de investidores bem-sucedidos no setor pode ajudar qualquer um a obter percepções sobre o que pode ser a próxima tendência.

Que tal investir como um grande investidor
de capital de risco em cripto?

A Messari rastreou muitas das empresas de capital de risco e fundos de hedge em cripto e registrou seus portfólios líquidos (ativos que são negociados nos mercados). É claro que isso não considera investimentos privados ou em redes que ainda não foram lançadas.

1confirmation

A16z

Alameda Research

Arrington XRP Capital

Binance Labs

Blockchain Capital

BoostVC

CMS Holdings

Coinbase Ventures

Coinfund

DeFiance Capital

Digital Currency Group

Dragonfly Capital

Electric Capital

Fabric Ventures

Framework Ventures

Fenbushi Capital

Galaxy Digital

Hashkey Capital

Huobi Capital/Exchange

Kinetic Capital

LedgerPrime Capital

(Assine a Messari Pro para obter acesso à lista completa de painéis de comunidades, incluindo painéis de portfólios da Multicoin, Pantera, Paradigma, Placeholder, Three Arrows Capital e mais.)

A natureza pública desses portfólios e a disponibilidade de grande parte dos ativos garante que tanto investidores institucionais como os do dia a dia entrem em ação (e percam juntos também).

Algumas das melhores redes lançaram diretamente para suas comunidades, sejam elas o Bitcoin, Yearn ou outras. Sem dúvidas, isso ajuda o investidor entusiasta, inserido em uma comunidade e que conhece todos os meandros, em vez de um grande fundo que analisa dezenas de balanços todos os dias.

No ecossistema tradicional do capital de risco, investimentos privados são ilíquidos entre três a dez anos (às vezes, mais — estou falando de você, Stripe, que vai realizar uma rodada de financiamento “series H”).

Enquanto plataformas, como Carta, melhoraram a capacidade de negociar ações ilíquidas, o mercado ainda está limitado a investidores qualificados. Tokens públicos podem igualar o jogo para qualquer um que tenha acesso a um smartphone ou computador.

Felizmente, isso irá resultar em uma melhor alocação de capital ao longo do tempo e na democratização da indústria que, há tempos, foi limitada a alguns ricaços.