O Melhor do Seu Dinheiro

“Que semana!” — Capitão, é segunda-feira: Fed e a ‘corrida bancária’, Nubank e o SVB, Oscar 2023 e outras notícias

13 mar 2023, 9:06 - atualizado em 13 mar 2023, 9:06
que semana
A semana que se inicia pode ser considerada uma calmaria antes da tempestade. (Imagem: Reprodução/Twitter)

Leitoras e leitores do Seu Dinheiro,

A semana que se inicia pode ser considerada uma calmaria antes da tempestade. Ou, melhor dizendo, uma tempestade menor que precede a outra, mais devastadora.

A agenda econômica dos próximos dias prepara o terreno para a Super Quarta, marcada para o dia 22 de março.

Mas antes, é preciso olhar para a principal notícia do final de semana. O Federal Reserve lançou um programa para salvar pequenas e médias instituições financeiras após a “corrida bancária” da última sexta-feira (10). Os detalhes você confere aqui.

Com isso em mente, o investidor pode começar a olhar para o campo dos indicadores da semana. Por aqui, o boletim Focus desta segunda-feira (13) já começa com um tempero especial.

Isso porque analistas do mercado entendem que a proximidade de uma crise de crédito exigiria uma queda da Selic antes do esperado. Vale lembrar que, recentemente, os juros mais altos foram motivo de tensão entre o governo federal e o Banco Central.

A publicação do BC, tradicionalmente às segundas de manhã, trará as expectativas atualizadas do mercado para os indicadores da economia brasileira — e pode trazer pressão extra à autoridade monetária.

Já na sexta-feira (17), o índice de atividade econômica IBC-Br — considerado uma prévia do PIB brasileiro — promete manter os investidores ocupados; também permanece no radar a divulgação da nova âncora fiscal pelo ministro da Economia, Fernando Haddad.

O panorama internacional conta com mais indicadores com potencial de abalar as estruturas das bolsas pelo mundo. O cardápio do exterior conta com os números de inflação ao consumidor (CPI, em inglês) e ao produtor (PPI) dos Estados Unidos.

Por si só, os dados não são tão importantes, mas eles antecedem a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o Banco Central estadunidense), na semana que vem.

Ainda que o CPI não seja o dado inflacionário preferido da autoridade norte-americana, ele pode dar munição para os operadores do mercado confirmarem as projeções de alta de 50 pontos-base nos juros estadunidenses.

Para fechar, a decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE) também aparece entre os destaques dos próximos dias.

Por isso, fique atento aos indicadores desta semana e na cobertura completa de mercados do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ENTREVISTA EXCLUSIVA
No Grupo Vamos (VAMO3), as ações já saltaram mais de 100%. A meta, agora, é fazer a empresa dobrar de tamanho. Em entrevista ao Seu Dinheiro, o CEO Gustavo Henrique Couto conta que a companhia pretende chegar a 100 mil ativos sob gestão até 2025 e, para isso, quer popularizar a locação de caminhões no país.

CRISE
Algumas startups brasileiras tinham mais de US$ 10 milhões no SVB, diz site; Nubank diz não ter exposição ao banco falido. Empresas brasileiras clientes do banco americano correram para sacar seus recursos nos últimos dias, mas algumas pediram resgate antes da falência e não receberam.

DISPUTA ENTRE OS SÓCIOS
Protagonista de disputa com a Gafisa, Esh agora acusa acionistas da Terra Santa de causarem prejuízos à companhia na fusão com a SLC (SLCE3). Conhecida pelo ativismo, a gestora alega que os sócios da empresa aprovaram condições de arrendamento em desacordo com as práticas do mercado na época da fusão.

IR 2023
Saiba como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda. Perdeu a sequência de 12 dígitos de declarações anteriores e vai precisar dela? Veja como ter acesso ao documento.

TODOS OS PRÊMIOS AO MESMO TEMPO
Oscar 2023: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo leva os principais prêmios da noite. Confira todos os vencedores da premiação. Além da categoria principal, o longa ainda concorria em outras 10 categorias e levou para casa sete estatuetas.

Um forte abraço e uma boa semana!