“Que semana!” — Capitão, é segunda-feira: Fed e a ‘corrida bancária’, Nubank e o SVB, Oscar 2023 e outras notícias
Leitoras e leitores do Seu Dinheiro,
A semana que se inicia pode ser considerada uma calmaria antes da tempestade. Ou, melhor dizendo, uma tempestade menor que precede a outra, mais devastadora.
A agenda econômica dos próximos dias prepara o terreno para a Super Quarta, marcada para o dia 22 de março.
Mas antes, é preciso olhar para a principal notícia do final de semana. O Federal Reserve lançou um programa para salvar pequenas e médias instituições financeiras após a “corrida bancária” da última sexta-feira (10). Os detalhes você confere aqui.
Com isso em mente, o investidor pode começar a olhar para o campo dos indicadores da semana. Por aqui, o boletim Focus desta segunda-feira (13) já começa com um tempero especial.
Isso porque analistas do mercado entendem que a proximidade de uma crise de crédito exigiria uma queda da Selic antes do esperado. Vale lembrar que, recentemente, os juros mais altos foram motivo de tensão entre o governo federal e o Banco Central.
A publicação do BC, tradicionalmente às segundas de manhã, trará as expectativas atualizadas do mercado para os indicadores da economia brasileira — e pode trazer pressão extra à autoridade monetária.
Já na sexta-feira (17), o índice de atividade econômica IBC-Br — considerado uma prévia do PIB brasileiro — promete manter os investidores ocupados; também permanece no radar a divulgação da nova âncora fiscal pelo ministro da Economia, Fernando Haddad.
O panorama internacional conta com mais indicadores com potencial de abalar as estruturas das bolsas pelo mundo. O cardápio do exterior conta com os números de inflação ao consumidor (CPI, em inglês) e ao produtor (PPI) dos Estados Unidos.
Por si só, os dados não são tão importantes, mas eles antecedem a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o Banco Central estadunidense), na semana que vem.
Ainda que o CPI não seja o dado inflacionário preferido da autoridade norte-americana, ele pode dar munição para os operadores do mercado confirmarem as projeções de alta de 50 pontos-base nos juros estadunidenses.
Para fechar, a decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE) também aparece entre os destaques dos próximos dias.
Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
ENTREVISTA EXCLUSIVA
No Grupo Vamos (VAMO3), as ações já saltaram mais de 100%. A meta, agora, é fazer a empresa dobrar de tamanho. Em entrevista ao Seu Dinheiro, o CEO Gustavo Henrique Couto conta que a companhia pretende chegar a 100 mil ativos sob gestão até 2025 e, para isso, quer popularizar a locação de caminhões no país.
CRISE
Algumas startups brasileiras tinham mais de US$ 10 milhões no SVB, diz site; Nubank diz não ter exposição ao banco falido. Empresas brasileiras clientes do banco americano correram para sacar seus recursos nos últimos dias, mas algumas pediram resgate antes da falência e não receberam.
DISPUTA ENTRE OS SÓCIOS
Protagonista de disputa com a Gafisa, Esh agora acusa acionistas da Terra Santa de causarem prejuízos à companhia na fusão com a SLC (SLCE3). Conhecida pelo ativismo, a gestora alega que os sócios da empresa aprovaram condições de arrendamento em desacordo com as práticas do mercado na época da fusão.
IR 2023
Saiba como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda. Perdeu a sequência de 12 dígitos de declarações anteriores e vai precisar dela? Veja como ter acesso ao documento.
TODOS OS PRÊMIOS AO MESMO TEMPO
Oscar 2023: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo leva os principais prêmios da noite. Confira todos os vencedores da premiação. Além da categoria principal, o longa ainda concorria em outras 10 categorias e levou para casa sete estatuetas.
Um forte abraço e uma boa semana!