AgroTimes

Que lucrar com a safra recorde de grãos? Veja 6 ações para tirar bons retornos, segundo a XP

09 mar 2023, 12:39 - atualizado em 09 mar 2023, 12:57
Agronegócio
Ações do agronegócio: Safra recorde brasileira beneficiará tanto empresas produtoras quanto prestadoras de serviços agrícolas. (Imagem: Unsplash/Charles G)

Na visão de analistas, certas ações do agronegócio listadas na B3 saem na frente com a previsão de uma safra recorde de grãos no Brasil em 2023.

A safra esse ano deve somar 298 milhões de toneladas, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nesta quinta-feira (9).

Conforme as estimativas, a safra em 2023 será 13,3% maior que a apurada no ano passado, com mais 34,9 milhões de toneladas na conta.

Entre os carros-chefes, a produção nacional de soja deve alcançar 145 milhões de toneladas, aumento de 21,3% em comparação à quantidade produzida em 2022.

Já o milho deve somar 121,4 milhões de toneladas, salto de 10,2% na base anual.

Ações do agronegócio para 2023

O corte de 20% na colheita da Argentina feito pelo USDA (Departamento de Agricultura dos EUA, na sigla em inglês), por conta das condições climáticas, confirma a visão da XP para o desempenho das commodities agrícolas em 2023.

No curto e médio prazos, as commodities agrícolas terão uma dinâmica de oferta e demanda mais apertada, ajudando a manter seus preços em patamares elevados na temporada 2022/23, e pegando em cheio os grandes produtores.

“Com a valorização das commodities, a queda nos preços dos insumos agrícolas reforça nossa recomendação de compra para os produtores SLC Agrícola (SLCE3) e BrasilAgro (AGRO3)”, afirmam analistas da corretora em relatório enviado a clientes.

No caso da SLC, a companhia já comprou a maioria da necessidade de fertilizantes para a temporada 2023/24 (68% de fertilizantes fosfatados, 50% de cloreto de potássio, 41% de nitrogênio e 50% de glifosato).

Por volta do meio-dia (horário de Brasília), as ações ordinárias da SLC Agrícola operavam de lado a R$ 47,78 cada. No mesmo instante, os papéis ordinários da BrasilAgro cediam 0,57% a R$ 26,07 cada.



Além disso, a esperada safra recorde brasileira, com fortes volumes, não são apenas positivos para os produtores.

Veja na tabela a seguir todas as ações do agronegócio que estão na mira da XP em 2023, incluindo empresas prestadoras de serviços agrícolas:

Empresa Código Segmento
BrasilAgro AGRO3 Produtor
SLC Agrícola SLCE3 Produtor
3tentos TTEN3 Prestador
AgroGalaxy AGXY3 Prestador
Boa Safra SOJA3 Prestador
Vittia VITT3 Prestador

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar