Carreiras

Quatro dicas para se destacar na busca por emprego

31 jan 2022, 14:31 - atualizado em 31 jan 2022, 14:31
Consultoria de RH lista dicas para aumentar as chances de conquistar um emprego neste começo de ano (Imagem: Dev Asangbam/Unsplash)

Em meio a um cenário que aponta o reaquecimento em diversos setores, Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, dá dicas para quem quer aproveitar a oportunidade para se destacar e se recolocar no mercado de trabalho. Confira as quatro dicas da diretora:

1. Acredite nas redes e fortaleça o networking

Uma dica valiosa é cultivar uma rede de contatos. “Atualmente existem comunidades virtuais, que podem fazer a conexão do candidato com empresas que têm vagas disponíveis”, afirma Gabriela.

Entre essas comunidades está o LinkedIn, a rede mais usada para assuntos relacionados a empregos e carreira. “Estar presente com informações e conteúdos relevantes e atualizados nesta rede social pode atrair os recrutadores, que usam a rede como uma das ferramentas de seleção”, diz a diretora.

Ela destaca que também é importante estar presente em grupos nas redes sociais como Facebook, por exemplo, em que existem grupos específicos para cada área de atuação e cidade e que informam vagas disponíveis.

2. Verbalize que está em busca de emprego

Informar ex-colegas que está em busca de uma oportunidade de emprego é uma tarefa simples. “Muitas vezes, o candidato esconde que está desempregado por vergonha, mas informar ao mercado que está disponível para uma nova oportunidade aumenta as chances de recolocação”, avalia Mative.

Entrevista de emprego
Diretora de RH da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, dá dicas para quem quer aproveitar a oportunidade para se destacar e se recolocar no mercado de trabalho (Imagem: LinkedIn Sales Solutions/Unsplash)

3. Esteja preparado para a entrevista

Assim que receber o contato para a entrevista reserve um tempo para pesquisar sobre a empresa. Os principais tópicos são: área de atuação, tempo de mercado e ações atuais e relevantes que estejam no site ou tenham sido noticiadas pela imprensa.

Com essas informações, o candidato se torna mais preparado para fazer perguntas relevantes e demonstrar ainda mais interesse pela vaga. “Chegar com essas informações é um indicativo de que o candidato está interessado e é proativo”, conclui Gabriela.

4. Fuja da zona de conforto

Para Mative é importante que o candidato se mantenha atualizado e invista em capacitação profissional. “Estar em sintonia com o que o mercado aponta como qualidades necessárias é fundamental não só para encontrar um novo emprego, mas para performar da melhor maneira, após a contratação”, destaca.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
gabriela.occhipinti@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar