Quase metade dos brasileiros está com menos dinheiro na pandemia, mostra pesquisa
O bolso dos brasileiros ficou mais vazio nos últimos 12 meses. De acordo com o novo levantamento da Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, 42% das mais de 3.600 pessoas entrevistadas terminaram outubro com menos dinheiro em relação ao mesmo mês do ano passado.
Apesar disso, apenas 25% dos entrevistados afirmaram que se endividaram, enquanto a maioria (72%) disse que não contraiu dívidas.
Outro dado da pesquisa revelou que 85% dos brasileiros não abriram uma nova conta bancária durante a pandemia contra 14% que abriram. Destes, a preferência recaiu sobre o Nubank, seguido de Santander (SANB11), Itaú Unibanco (ITUB4), Caixa Econômica Federal e Banco Inter (BIDI4;BIDI11).
Quanto aos gastos na pandemia, os entrevistados deixaram de gastar com viagens, cinema, teatro, shows, transporte público, alimentação fora de casa, roupas e acessórios.
Os gastos com eletrônicos, serviços digitais e móveis continuaram iguais.
As entrevistas com as mais de 3.600 pessoas foram realizadas em setembro de forma digital. Dos entrevistados, 57% são mulheres e 43% são homens das classes sociais A, B e C.