Quase 40 milhões de brasileiros trabalham na informalidade
A taxa de informalidade no trimestre móvel de março a maio foi de 40,1% da população ocupada – o que significa que 39,1 milhões de brasileiros são trabalhadores informais.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa teve uma leve queda ante ao trimestre anterior, de 40,2%.
Já na comparação com mesmo trimestre de 2021, houve um aumento no número de trabalhadores informais. Na época, a taxa de informalidade era de 39,5%.
Com e sem carteira assinada
O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de 35,6 milhões – trata-se de uma alta de 2,8% (981 mil pessoas) frente ao trimestre anterior. Na comparação anual, o número avançou 12,1% (mais 3,8 milhões de pessoas).
Já o número de empregados sem carteira assinada no setor privado foi de 12,8 milhões de pessoas, o maior da série histórica iniciada em 2012. Este grupo cresceu 4,3% em relação ao trimestre anterior (mais 523 mil pessoas) e 23,6% (2,4 milhões de pessoas) no ano.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!