Internacional

Quarentena acabará para britânicos vacinados chegando de países de lista âmbar

07 jul 2021, 11:55 - atualizado em 07 jul 2021, 11:55
No momento, os viajantes originários de um país da lista âmbar, que inclui destinos turísticos de ponta, como Espanha, França, Estados Unidos e Itália, têm que se isolar ao chegarem (Imagem: REUTERS/Hannah Mckay/File Photo)

Viajantes totalmente vacinados chegando de países da “lista âmbar” criada pelo Reino Unido para viagens internacionais durante a pandemia de Covid-19 devem ser dispensados de quarentena já a partir de 19 de julho, noticiou a mídia britânica na terça-feira.

O jornal Times disse que ministros se reunirão nesta semana para aprovar uma diretriz que permitirá que pessoas partam de destinos âmbar do sistema de três níveis estilo semáforo sem se isolarem durante até 10 dias.

No momento, os viajantes originários de um país da lista âmbar, que inclui destinos turísticos de ponta, como Espanha, França, Estados Unidos e Itália, têm que se isolar ao chegarem.

O jornal Sun disse que o secretário dos Transportes, Grant Shapps, divulgará a mudança de regra na quinta-feira, e noticiou que os viajantes terão que fazer um exame antes de voltarem ao Reino Unido e um exame de PCR no segundo dia do retorno.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro Boris Johnson delineou planos para a etapa final do relaxamento do lockdown de Covid-19 na Inglaterra, incluindo diretrizes sobre distanciamento social e proteção facial, e o fim do conselho oficial de trabalhar em casa. O governo não comentou de imediato nesta quarta-feira.

Tentando convencer o governo a descartar a quarentena para viajantes vacinados como logisticamente possível, as empresas aéreas British Airways e Virgin Atlantic e o Aeroporto de Heathrow devem começar a verificar a situação vacinal dos passageiros chegando ao Reino Unido nesta semana.