Quanto custam as pesquisas eleitorais? Veja as mais caras
Toda semana saem pesquisas eleitorais que ajudam a compreender o panorama político que deve definir o rumo do Brasil. Algumas são regionais, outras são gerais. Algumas usam uma vasta amostra, enquanto outras são feitas com relatos de centenas. Algo no qual as pesquisas diferem, também, é o custeamento. Cada pesquisa costuma ser encomendada ou financiada por empresas ou grupos diferentes — caso contrário, os institutos de pesquisas não poderiam se manter.
Vale é ação blindada para período eleitoral (e por muitos anos), dizem analistas
O Money Times juntou nove das principais e mais atuais pesquisas eleitorais, para te ajudar a entender quanto custa cada pesquisa e como suas metodologias afetam seus respectivos desempenhos. A seleção é arbitrária e serve apenas para ilustrar a forma como as pesquisas são financiadas.
Segundo a Folha de S. Paulo, as pesquisas eleitorais têm sofrido com a proibição de doações empresariais. O desempenho de pesquisas em 2018 chega a ser 50% mais fraco que nos anos anteriores.
Para o fim de ter uma visão geral, a seleção é de uma pesquisa por instituto, e as pesquisas não necessariamente já foram publicadas. É apenas para ter uma ideia do custo de cada pesquisa, e como entrevistar por telefone ou presencialmente influencia no valor total.
A pesquisa mais relativamente cara da seleção é a que o Ibope vai divulgar no dia 1º de outubro. Com 3010 entrevistados, o questionário, encomendado pela Globo e pelo grupo Estado, custou R$ 347.653,33. É uma média de R$ 115,50 por entrevistado. Obviamente, foram entrevistas presenciais.
A mais barata por sua vez foi a do DataPoder360, que, com R$ 56.853,00, entrevistou 3000 eleitores, numa média de R$ 18,95. O valor é tão baixo porque o questionário foi feito usando ligações telefônicas automatizadas.
Como imaginado, as pesquisas feitas presencialmente tendem a ser mais caras que as feitas por telefone. O questionário telefônico mais caro das nove selecionadas ainda é mais barato que a pesquisa presencial mais econômica.
A Datafolha que será publicada depois de amanhã custou R$ 398.344,00, mas a amostra é de 9072 possíveis eleitores.
Veja o gráfico com as pesquisas selecionadas:
Para consultar as pesquisas na íntegra, os códigos estão abaixo:
IPESPE: BR-00526/2018
MDA: BR-03303/2018
Vox Populi: BR-00793/2018
Ibope: BR-08650/2018
Paraná: BR-03512/2018
Data World: BR-06051/2018
Datafolha: BR-08687/2018
DataPoder360: BR-09543/2018
FSB: BR-05879/2018