Acre

Quanto cada Estado cresceu em 2017? Itaú BBA lança índice inédito

11 mar 2018, 8:05 - atualizado em 10 mar 2018, 22:14
São Paulo, que tem a maior participação no PIB nacional com 31,5%, registrou avanço de 2,5% no último trimestre do ano passado

O Itaú BBA lançou nesta semana um novo índice de atividade econômica para cada Estado brasileiro mensalmente para realizar um acompanhamento mais frequente do que a periodicidade apresentada pelo IBGE. O órgão publica os dados com certa defasagem – em meio ao primeiro trimestre de 2018, só estão disponíveis os dados até 2015.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

“Com esses índices, é possível analisar o nível da atividade econômica decomposta por estado para além de 2015 (ano mais recente para o qual os dados oficiais por estado já estão disponíveis) e numa frequência maior que o indicador oficial do IBGE”, explica o banco em um relatório enviado a clientes.

Em 2017

No ano passado, o Itaú BBA destaca que a recuperação mais pronunciada foi no Mato Grosso, Amazonas, Pará, Roraima e Pernambuco. Cinco estados ainda não dão sinais de recuperação: Alagoas, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Oito estados já mostram ritmo de atividade acima do observado antes da recessão: Roraima, Mato Grosso, Acre, Tocantins, Pará, Paraná, Piauí e Amazonas

Já no quarto trimestre de 2017, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o Mato Grosso apresentou um crescimento de 7%, o mais acelerado. Já Alagoas registrou o pior desempenho com uma queda de 1,9%. São Paulo, que tem a maior participação no PIB nacional com 31,5%, registrou avanço de 2,5%, porém continua 6% abaixo do visto antes do início da recessão no 2º trimestre de 2014.

Veja:

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.