BusinessTimes

Quanto a ação da Vale (VALE3) ainda pode ganhar com o minério de ferro?

07 jan 2023, 13:11 - atualizado em 07 jan 2023, 13:11
Vale
Minério de ferro segue surpreendendo e deve continuar sustentando os preços dos papéis das empresa expostas ao ingrediente siderúrgico – em especial, a Vale (Imagem: Reprodução/Instagram/Vale)

O minério de ferro segue tentando se recuperar do baque que atingiu os preços da commodity no início do segundo semestre de 2022.

Nesta sexta-feira (6), os preços da matéria-prima siderúrgica fecharam em alta, suportados por notícias de mais apoio ao setor imobiliário na China, que tem buscado relaxar as restrições da política de Covid Zero e agora planeja afrouxar também empréstimos para incorporadores imobiliários, informou a Bloomberg News.

A alta do minério de ferro, mesmo em meio à preocupação persistente com os surtos de Covid-19 na segunda maior economia do mundo, tem mostrado efeito imediato nas ações do setor de mineração e siderurgia na Bolsa brasileira. Só na sexta, a CSN (CSNA3) e a CSN Mineração (CMIN3) subiram 4,09% e 6,17%, respectivamente, enquanto a Vale (VALE3) apontou valorização de 1,58%, fechando o último pregão cotada a R$ 92,34.

Para a Órama Investimentos, o minério de ferro segue surpreendendo e deve continuar sustentando os preços dos papéis das empresas expostas ao ingrediente siderúrgico – em especial, a Vale.

Segundo a Órama, as commodities em geral se destacam como boas alternativas dentro de um “cenário duvidoso” para a maioria dos papéis da Bolsa brasileira, que têm sofrido pressão com as últimas notícias veiculadas pelo novo governo.

“O setor de commodities, por ser exportador, é menos vulnerável às flutuações na economia brasileira. Em paralelo, parte dos custos é em reais, o que acaba aumentando a margem de lucros para estas empresas, que têm receitas em dólar”, destaca a instituição.

Segundo a Órama, com a continuidade dos patamares atuais do minério de ferro, a perspectiva de lucros robustos para a Vale é assegurada, o que deve se refletir em altos pagamentos de dividendos em 2023.

“A nossa perspectiva aqui na casa é de continuidade deste patamar de preço para o minério de ferro, assegurando a Vale a possibilidade de seguir com um cronograma de pagamento de dividendos bastante favorável.”

A Órama tem recomendação de compra para a Vale, com preço-alvo em 12 meses de R$ 102, o que implica um potencial de alta de mais ou menos 10%.