Restituição do Imposto de Renda

Quando será paga a primeira restituição do Imposto de Renda? Veja calendário e ordem de prioridade

31 maio 2024, 8:30 - atualizado em 27 maio 2024, 12:20
restituição do Imposto de Renda (16)
Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda começa nesta sexta (31) (Imagem: Getty Images Signature/Canva Pro)

Hoje é o último dia para entregar a declaração do Imposto de Renda e também o início do calendário de restituições. A consulta para saber se irá receber no primeiro lote já está disponível e o pagamento ocorrerá ao longo do dia de hoje.

A ordem de prioridade para os pagamentos foi alterada para contemplar os contribuintes do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes.

No lote pago nesta sexta-feira (31), do montante de R$ 9,5 bilhões, R$ 8.857.175.779,78 referem-se aos contribuintes prioritários:

  1. Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  2. Idosos com idade entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de moléstia grave;
  3. Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
  4. Contribuintes do Rio Grande do Sul;
  5. Contribuintes que utilizaram o modelo pré-preenchido e/ou escolheram receber a restituição via Pix;
  6. Demais contribuintes.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2024

Lote Data
1° lote 31/05
2° lote 28/06
3° lote 31/07
4° lote 30/08
5° lote 30/09

Ainda, há cinco datas de pagamentos destinadas para os lotes residuais, ou seja, para contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram a situação.

Esses serão pagos em: 31/10, 29/11, 31/12, 31/01/2025 e 28/02/2025.

A Receita Federal já informou que o segundo lote da restituição do Imposto de Renda terá uma correção de 1% da Selic, a taxa básica de juros.

Veja como consultar a restituição

Para verificar se irá receber a restituição neste lote, basta acessar a página da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e em “Consultar a Restituição”.

A página oferece orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento. Caso seja identificada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode realizar a retificação.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada no momento da declaração do Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.

Se o crédito não for realizado, a Receita esclarece que os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar