23 out 2023, 16:20
-
atualizado em 23 out 2023, 16:20
A Black Friday2023, na qual acontece toda sexta-feira após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, irá acontecer oficialmente no dia 24 de novembro. No entanto, promoções e condições especiais de compra já estão circulando pelos varejose e-commerces.
Além da Black Friday, as lojas geralmente estendem suas liquidações até segunda-feira, na qual acontece a Cyber Monday, sendo dedicado especialmente às compras pela internet. Outras derivações do evento como Black Week, no qual ocorrem descontos a semana toda ou Black November, descontos o mês todo, fica a depender do lojista.
100 DIAS PARA INVESTIR: A 100ª edição do Giro do Mercado traz as melhores recomendações para você investir em ações nacionais e internacionais, além de fundos imobiliários. Clique aqui e não perca a oportunidade!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando começa a Black Friday?
Algumas empresas nem esperaram o mês de novembro para iniciarem suas promoções, e já começaram o esquenta da Black Friday. Empresas como Mercado Livre, CVC e Americanas já estão ofertando diversos produtos.
A Shein ainda não divulgou seu calendário, no entanto, ocorrem geralmente ofertas relâmpago, frete grátis, ganho de pontos e cupons de desconto na semana inteira.
Em contrapartida, a Magazine Luiza já se adiantou e divulgou que adotará a Black Week, ofertando iPhones, TVs, eletrônicos, eletrodomésticos, etc.
Como se preparar para a Black Friday
Um dos principais aspectos quando se trata da Black Friday é evitar cair em fraudes e promoções falsas, como no caso de produtos em que o preço foi elevado antes da data para que a aplicação do desconto leve ao preço original.
Desde edições passadas, o Procon-SP dá dicas que valem para todos os anos, com o intuito de fazer com que o consumidor saiba onde não comprar.
As dicas são:
Checar os dados do fornecedor antes de qualquer compra de produto ou contratação de serviços;
Caso a empresa tenha loja física, checar no Google Maps se o endereço realmente mostra o estabelecimento;
Consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal e avaliar se a empresa não foi criada há poucos dias;
Consultar a lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados;
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.