Consumo

‘Quando a Shein vai começar a cobrar taxa das blusinhas?’; entenda como vai funcionar

27 jul 2024, 11:15 - atualizado em 27 jul 2024, 11:15
shein
Apesar da cobrança na Shein começar oficialmente em 1º de agosto, consumidores podem ser tributados antes (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo)

Oficialmente, a Shein começa a cobrar a “taxa das blusinhas” — como ficou conhecida a alíquota de 20% sobre as compras de até US$ 50 — apenas a partir do dia 1º de agosto, na próxima quinta-feira.

No entanto, a empresa alerta os consumidores que compras feitas até dois ou três dias antes podem ser tributadas. Vale lembrar que as compras seguirão com a cobrança de 17% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

No final de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei que prevê a criação do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), incluindo o jabuti — quando uma proposta é incluída em projeto que não tem relação com a temática original — que aumenta a taxação de compras internacionais.

Outras empresas optaram por antecipar o início da cobrança, considerando o período entre a realização da compra e a emissão da Declaração de Importação de Remessa (DIR), que pode demorar de 3 a 15 dias.

Este é o caso da Shopee e AliExpress, que começam já neste sábado (27). Já a Amazon antecipou para quarta-feira (31).

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.