Coluna do Antonio Samad Jr

Qualquer um pode ser trader. Basta querer

18 jul 2024, 19:00 - atualizado em 18 jul 2024, 20:22
day trade
Ao longo da minha experiência no mercado, já vi traders de todos os perfis, de biólogos a policiais, porteiros e até praticantes de surfe (Imagem: Unsplash)

O mercado de capitais é o ambiente mais democrático que existe. A frase parece contraditória quando pensamos nos grandes prédios da Faria Lima e nos executivos que fizeram carreira nas maiores instituições financeiras. Mas não, não há nenhuma contradição nisso.

Qualquer pessoa física, independente da renda e da linha de formação, pode ter acesso ao mercado e, inclusive, ser um investidor. Não é preciso nem ter rios de dinheiro para isso. Basta a vontade de conhecer e fazer parte do mercado.

O primeiro passo passa por conhecer e entender como o mercado funciona e, para isso, pasme, nem é preciso ter um conhecimento aprofundado em matemática ou estatística, porque as ferramentas disponíveis já fazem todo o cálculo para que você possa operar. Cursos gratuitos na Internet já podem lhe dar um bom embasamento sobre os fundamentos do mercado e os conceitos básicos.

A partir daí é aprofundar o conhecimento e começar a praticar em simuladores, algo que as chamadas mesas proprietárias podem oferecer antes que a pessoa possa começar a colocar em prática.

Aliás, a prática do day trade também não exige que você arrisque o próprio capital, pois ao conseguir passar no teste de uma mesa proprietária para começar a operar de verdade, você pode usar o capital desta instituição financeira e seguirá os parâmetros pré-definidos que reduzem os riscos para ambos.

Quem atua no mercado financeiro tem a liberdade de operar em casa ou onde desejar, sem patrão para fazer cobranças e com flexibilidade de horário. Tem quem opere só algumas horas, dia sim e dia não ou o dia inteiro. É como se fosse um autônomo.

Assim, dentro de sua própria casa, mesmo sem dinheiro e sem ser formado em economia, finanças ou áreas afins, o mercado de capitais está acessível se o seu desejo for ser trader. As exigências passam apenas pela força de vontade em aprender e disposição. Não há distinção de gênero, idade, nem mesmo de formação escolar.

Como em tudo na vida é preciso aprender primeiro para só depois trabalhar. E isso vale para profissões de qualquer segmento e nível de escolaridade. Para ser engenheiro, médico, contador, biólogo, mecânico de automóveis ou qualquer outra coisa é preciso estudar.

Então, o interessado não pode cair na conversa fiada de alguns influencers de que o day trade enriquece rápido, que é fácil e coisa e tal. É acessível, porém, exige preparo e o entendimento de que ganhar e perder faz parte e que no fim do mês dá para obter um bom rendimento.

Ao longo da minha experiência no mercado, já vi traders de todos os perfis, de biólogos a policiais, porteiros e até praticantes de surf que usam o mercado de capitais como uma forma de complementar a renda ou até como a renda principal.

Mas o que todos eles têm em comum que levam ao sucesso desta estratégia é a busca por conhecimento incessantemente e o controle emocional na hora de operar. Estando devidamente preparado, qualquer um pode obter renda operando na democrática Bolsa.