Qualquer pessoa pode ser um investidor?
Estamos vivendo um momento muito importante na forma como as pessoas lidam com sua finanças. Nunca se falou tanto sobre dinheiro e como administrá-lo de forma mais inteligente. O consumidor começa a entender que nem sempre o mais cômodo é o melhor, mas sabe também que não precisa ser difícil fazer seu dinheiro render mais. Eis que surge uma das perguntas que grande parte das pessoas já deve ter feito alguma vez na vida: qualquer pessoa pode ser um investidor? E a resposta é um forte, sonoro e seguro SIM!
Apesar de parecer um universo paralelo, confuso, cheio de siglas e expressões desconhecidas pela maioria das pessoas, ele é na verdade um universo mágico.Só quem já sentiu a sensação de controlar seu próprio dinheiro, vendo-o render com a ajuda dos juros compostos sabe como é habitá-lo. Mas não desanime, se você quer fazer parte desse grupo de pessoas realizadas, investindo em sonhos e objetivos de forma inteligente, continue lendo esse texto. Separamos algumas evidências que mostram que sim, você (e todo mundo) pode ser um investidor.
1 – Você pode começar com pouco
Sabemos que quando falamos em investir, o primeiro pensamento que nos vem à cabeça é que para começar é preciso ter uma grande quantia de dinheiro. Mas isso não é verdade.** Existem diversos produtos, que trazem bons rendimentos, com diversificação global, muito superiores à poupança com um investimento inicial a partir de R$ 100.
2 – Investir pode ser fácil
CDI, CDB, LCI, LCA, Debêntures… O universo dos investimentos é cheio de siglas e expressões difíceis de entender ou decorar. Mas você não precisa saber tudo isso para investir bem. Investir pode ser fácil, basta achar um lugar seguro e transparente para fazer isso. Quer investir em ações, mas não tem ideia de como se opera um home broker? Quer investir em fundos de renda fixa com liquidez diária, mas não sabe analisar qual a melhor opção?
Primeiro ele traça o seu perfil de investidor. É ganhador? Estrategista? Conservador? Não importa qual seja. Para começar a investir, basta criar o seu objetivo. Sabendo qual o seu perfil e qual o seu objetivo, ele sugere as melhores alocações para que você consiga realizá-lo no prazo estipulado por você. Com ele investir se torna fácil e divertido.
3 – Você não precisa pagar altas taxas
Você sabia que aquele investimento que o gerente do seu banco oferece a você pode estar escondendo taxas ocultas (e abusivas) e que podem sugar grande parte do seu rendimento? Em alguns casos elas podem ser tão altas que você acaba perdendo dinheiro. Isso porque, a maioria dos bancos não pensa nos rendimentos de seus clientes, mas sim nas comissões que ganham e em como você faz eles ganharem dinheiro, não em como eles podem ajudar você a ganhar mais.
A maioria dos fundos de investimento de bancos tradicionais cobram taxas a partir de 1,5% ao ano sobre os seus investimentos, podendo chegar a 4% ou em alguns casos até mais. Isso representa muito no rendimento real dos seus investimentos.
4 – Resgate seu dinheiro a hora que quiser
A gente sabe que deixar o dinheiro rendendo, sem precisar realizar resgates é a melhor opção para aumentar a rentabilidade do seu investimento. Mas também sabemos que imprevistos acontecem. E é estando ciente disso que você precisa analisar bem onde investir o seu dinheiro. Fundos de bancos, para que tenham um rendimento acima do CDI, geralmente possuem uma data de vencimento, ou seja, uma data determinada para que você possa fazer o resgate.
Assim, mesmo que seja um investimento de renda fixa, ele só se torna interessante a longo prazo. Mas se você, por algum motivo, precisar resgatar seu investimento antes do prazo, as chances de levar uma mordida do seu banco são grandes. E sabe o que acontece? Você perde dinheiro.
Por isso é importante apostar em investimentos com liquidez diária, que permitem que você faça o resgate a qualquer momento, sem “ser penalizado” por isso.