Qualidade é o principal fator de competitividade para empresas industriais, aponta sondagem
Apresentar serviços de alta qualidade é um dos principais fatores de competitividade apontados pelas indústrias brasileiras, de acordo com a sondagem realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Em uma escala de zero a cinco, em que zero representa o grau de menor importância e cinco o de maior importância, o item registrou média de 4,5 pontos.
“É possível perceber um movimento da indústria na busca da digitalização dos procedimentos, o que na nossa visão seria essencial para aumentar a competitividade”, diz Guto Ferreira, presidente da ABDI.
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Outros fatores apresentados pelos empreendedores foram “oferecer serviços de baixo custo e com qualidade”, tendo apresentado relevância de 4,4 pontos, e “velocidade de entrega” e “confiabilidade”, ambos com 4,3 pontos.
O item “especialização em produtos e/ou segmentos de mercado” recebeu 58,7% das respostas quando o assunto era sobre como alcançar elevados graus de competitividade. O item foi seguido por “definição de política de preços e posicionamento de custos” e “aumento da qualidade do produto e liderança tecnológica”, com 54,7% e 53,7%, respectivamente.
“A pesquisa apresentou resultados muito importantes para entender melhor o cenário da indústria brasileira”, afirma Ferreira. “Mesmo com a diminuição da produtividade, as empresas estão vendo a inovação como uma alternativa para retomar o rumo do crescimento”.